TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADM

Ensaios: TEORIA DA ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO

Para iniciarmos essa pesquisa primeiramente é preciso entendermos e compreendermos o conceito de administração, segundo Chiavenato (2011) um dos conceitos de administração é “ é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos” essa função da administração é um ciclo que nunca acaba, confira na figura.

Figura1:Funçães da administração

Fonte:www.administracaovirtual.com.br

A administração é uma ciência, Chiavenato (2011) vai mais longe ainda afirmando que a administração é uma ciência, técnica e arte, mas a grande questão dessa pesquisa é descobrir como surgiu essa ciência.

A administração teve seu inicio de forma informal a muitos e muitos anos atrás, porém foi com o desenvolvimento da humanidade que ela foi “tomando forma”, pois gerou a necessidade de organização nas atividades desenvolvidas pelo homem. Por volta de 1759 o crescimento acelerado e desorganizado das manufaturas capitalistas começam a gerar uma intensificação da divisão do trabalho, o que já poderíamos dizer que era um certo tipo de administração. Já em 1776 houve um grande marco na história da humanidade, a invenção da máquina a vapor, evento que inicia a Revolução Industrial, ou seja, agora o homem introduz a máquina no processo produtivo.

É nesse cenário que surge o fundador da Teoria Geral da Administração (TGA), Frederick W. Taylor (1856-1915), nasceu e morreu em Filadélfia (USA), foi um engenheiro mecânico, seu foco era eficiência e eficácia operacional na administração industrial, iniciou a Escola da administração cientifica.

Taylor desenvolveu nos Estados Unidos, o aumento da produtividade na empresa através do aumento de eficiência no nível operacional. Daí a ênfase na analise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que a função e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Nesse sentido a abordagem da Administração Cientifica é uma abordagem de baixo para cima, e das partes dos operários e cargos para o toda a “organização”. Assim predominava a atenção de uma tarefa, para o método de trabalho, para os movimentos necessários a execução de uma tarefa, para o tempo médio determinado para sua execução. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, funções que constituem a chamada organização racional do trabalho.

Como já foi mencionado Taylor tinha seu foco voltado para área operacional, dava muita ênfase nas tarefas e racionalização do trabalho, queria produzir, produzir e produzir. Buscava maneiras de padronizar o trabalho, não se importava com bem estar de seus funcionários muito menos com seus direitos trabalhistas.

Outro importante fundador foi o europeu Henri Fayol (1841-1925) nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris (Anatomista e Fisiologista da Organização), a preocupação básica de Fayol era aumentar a eficiência da empresa através da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais. Dá ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Nesse sentido, a abordagem Anatômica e Fisiológica é uma abordagem de cima para baixo e do todo que é a “organização“ para as suas partes que são os órgãos componentes

Assim, predominava a atenção com a estrutura organizacional, com os elementos de administração, com os princípios gerais e com a departamentalização. Esse cuidado com a síntese e com a visão global permitia a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal. Foi uma corrente teórica e administrativamente orientada.

Embora ambos tenham partido de pontos de vista diferentes, o certo é que as suas ideias constituem as bases com coerência a da chamada Teoria Clássica da Administração.

CONCLUSÃO

Após analise da pesquisa realizada, observa-se que Taylor e Fayol partiam de pontos de vistas diferentes, mas com o mesmo objetivo, produzir mais e sempre com a melhor eficácia e eficiência.

O que diferenciava essas duas teorias era a forma de fazer com que o objetivo fosse alcançado, Taylor só pensava em produzir e produzir sem pensar nos seus colaboradores, a meta dele era produzir a qualquer custo, já Fayol buscava a eficiência e eficácia mais, de forma mais centralizada dando direito de subdivisão de setores e adequando tarefas para não prejudicar seus colaboradores.

ETAPA 02

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.

As teorias da administração sempre surgiram através de uma necessidade encontrada no contexto de uma organização, e quase sempre com uma critica a teoria anterior, mas na verdade uma completa a outra. Veja agora algumas teorias e seus principais, como surgiram e suas principais propostas.

TEORIA CLÁSSICA

Dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.

Um foi o americano Frederick Taylor (com Administração Cientifica), que desenvolvia nos Estados Unidos, o aumento da produtividade na empresa através do aumento de eficiência no nível operacional. Daí a ênfase na analise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que a função e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Nesse sentido a abordagem da Administração Cientifica é uma abordagem de baixo para cima, e das partes dos operários e cargos para o toda a “organização”. Assim predominava a atenção de uma tarefa, para o método de trabalho, para os movimentos necessários a execução de uma tarefa, para o tempo médio determinado para sua execução. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com