TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADM

Exames: TEORIA DA ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Você foi contratado para atuar como consultor em uma empresa do ramo de Confecção Têxtil, especificamente uma Malharia, que está localizada em um bairro da periferia da cidade, chamada JC Confecções. A empresa é familiar, foi fundada há dois anos pelos irmãos José e Carlos. Atualmente, a empresa está passando por algumas dificuldades:

ueda nas vendas; reclamação dos clientes quanto à qualidade dos produtos; reclamação dos clientes quanto ao atendimento; comunicação interna inexistente; os colaboradores estão desmotivados e os proprietários não têm mais voz de comando. A malharia JC Confecções conta hoje com a seguinte força de trabalho: o proprietário José cuida de toda a parte administrativa (contas a pagar e receber, departamento pessoal e financeiro), juntamente com mais duas funcionárias; o proprietário Carlos é o responsável pela produção, juntamente com mais oito colaboradores. O processo de produção das peças desenvolvidas pela malharia passa pelos seguintes processos: molde, corte, costura e estamparia. Entretanto, os colaboradores atuais dividem-se nas tarefas, não havendo uma função/ cargo já estabelecida para cada um. Como os sócios não têm experiência em administração, a empresa não tem nenhum tipo de planejamento, procedimento e definição dos cargos.”

Nota-se claramente que não existem princípios científicos e nem clássicos de administração na empresa apresentada. No máximo uma tentativa, ainda que frustrada, de estruturação.

Os dois modelos de administração podem e devem ser inseridos no dia a dia dessa organização, caso seus sócios queiram manter a empresa ainda ativa e visando lucros.

Quanto Taylor diz que é preciso eliminar o sistema de erros e acertos, mantendo apenas processos testados e padronizados, vemos claramente que isso não é seguido na área de produção da malharia.

Talvez esteja na produção a maior causa dos problemas enfrentados pelos irmãos José e Carlos.

Uma vez que o produto perde qualidade e cai no descontentamento do cliente, toda a organização e seus departamentos passarão a ser lesados.

O fato também de termos 08 colaboradores passando por todos os processos de produção contribui para a queda na qualidade das peças, visto que talvez não houve um investimento em treinamentos e qualificação desses operários. Caso um deles não domine por completo qualquer um dos processos pelos quais se passam as peças a serem fabricadas, irá desestruturar e desqualificar o trabalho final, por mais que os demais operários sejam competentes.

O tempo e gasto de materiais utilizados também precisam ser aferidos, pois parte-se do princípio que economia de matéria prima e otimização de trabalho tendem a render bons resultados finais.

Quanto a métodos clássicos de administração nota-se que não existe um organograma nessa empresa. Não existem lideres ou até mesmo coordenação.

Uma empresa sem departamentos claramente estruturados tende a causar um acumulo de tarefas a determinados colaboradores e tempo ocioso a outros.

Comunicação e liderança bem aplicadas também são fundamentais para bom rendimento do trabalho, funcionários motivados tendem a produzir muito mais.

Equipes bem estruturadas, cientes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com