TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADM I

Exames: TEORIA DA ADM I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 5

Teoria estrutura

1 Comente as origens da teoria estruturalista na administração?

Na teoria administrativa, os estruturalistas se concentram nas organizações sociais, variando entre o estruturalismo fenomenológico e o dialético.

Influencia na filosofia, na psicologia (com a Gestalt), na antropologia (com Claude Lévry Strauss), na matemática (com N. Bourbaki), na linguística, chegando até a teoria das organizações.

2 Defina o conceito de estrutura?

É o conjunto de elementos relativamente estáveis que se relacionam no tempo e no espaço para formar uma totalidade. Em administração, a estrutura corresponde à maneira como as organizações estão organizadas e estruturadas.

3 O que se entende por sociedade de organização?

É características que permitem a participação simultânea das pessoas em várias organizações, nas quais os papeis desempenhados variam. O homem depende totalmente das organizações para nascer, viver e morrer.

4 Defina organização, organização formal e organização complexa?

Formal->É caracterizada por regras, regulamentos e estruturas hierárquicas para ordenar as relações entre seus membros. Tirar vantagens dos benefícios da especialização, facilitar o processo decisório e assegurar a implementação das decisões tomadas.

Complexa-> É caracterizada pelo grau de complexidade na estrutura e processo devido ao grande tamanho (proporções maiores) ou à natureza complicada das operações (como hospitais e universidade).

5 o que significa homem organizacional?

É o conceito estruturalista do homem moderno, que desempenha diferente papeis simultâneo em várias organizações diferente.

6 Como a teoria estruturalista concebe a análise das organizações?

São feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente os fundamentos da teoria da burocracia.

Tanto na formal e informal, nas recompensas e, diferentes tipos de organizações, e na análise intraorganizacional e analise Inter organizacional.

7 Explique os três níveis das organizações e o seu funcionamento.

Organização especialista-> empregam especialistas com grande preparo profissional e quase dedicam a criação, divulgação e aplicação do conhecimento.

Organização não especializada->A gestão é exercida pelo administrador que se identifica com os objetivos globais, enquanto a estrutura técnica é subsidiaria ou subal terna.

Organização de serviços-> Como empresas especializadas em consultoria ou assessoria, centros de pesquisa desenvolvimento, por exemplo, nos quais os especialistas recebem instrumentos e recursos para seu trabalho, mas não são subordinados aos administradores, a não ser por contratos de assessoria ou de prestação de serviços.

8 Explique a tipologia de Etzioni

Divisão de trabalho e atribuição de poder e responsabilidades.

Centros de poder -> controlam os esforços combinados da organização e os dirigem para seus objetivos.

Substituição do pessoal -> as pessoas podem ser demitidas ou substituídas por outras pessoas para as suas tarefas.

9 Explique a tipologia de Blau e Scott.

Tem a vantagem de enfatizar a força do poder e da influência do beneficiário sobre as organizações a ponto de condicionar a sua estrutura e objetivos.

10 Comente os objetivos organizacionais.

0s objetivos são divididos em cincos categorias:

Sociedade -> relacionar com a sociedade em geral, produzir bens e serviços, manter a ordem pública, criar e manter valores culturais.

Produção -> relacionar com o público em contato com a organização. Bens de consumo, serviços a empresas, educação.

Produtos -> relacionar com as características dos bens e serviços produzidos. Ênfase na quantidade e qualidade de produtos, variedade, estilo, disponibilidade, originalidade ou inovação dos produtos.

Derivados -> relacionar com que a organização faz o poder originado na consecução de outros objetivos. Metas políticas, serviços comunitários, programa sócias, programas comunitários, política de investimentos e localização das instalações que melhorem a economia e o futuro das comunidades.

11 Defina conflitos e dilemas nas organizações

Conflitos->Significam a existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses ou interesses antagônicos e colidentes que podem se chocar.

Dilema-> representa uma situação em que se deseja atender a dois interesses inconciliáveis entre si: o atendimento de um deles impede o atendimento do outro.

12 Existem duas grandes tendências teóricas dentro do estruturalismo: a integração e a de conflito. Explique-as.

Conflito -> é uma situação em que duas ou mais pessoas ou grupos discordam entre si ou experimentam antagonismo reciproco.

13 Por que a teoria estruturalista é chamada “teoria de crise”?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com