TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA PESSOA

Seminário: TEORIA DA PESSOA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIAS DA PERSONALIDADE:

TEORIA DOS TRAÇOS: parte do princípio de que para entender os indivíduos é preciso que literalmente “segmentemos” os padrões de comportamento em uma série de traços observáveis. Por serem muitos traços relevantes e contribuintes para a formação da personalidade humana, os seus conceito tornou-se e algo difícil de ser operacionalizado. Daí a conclusão de pesquisadores no campo organizacional que reduziu os traços sugeridos em apenas cinco fatores conhecidos como big five.

TRAÇOS DA PERSONALIDADE: (BIG FIVE)

- Extroversão: a pessoa é gregária (significa a tendência que a pessoa tem de estar misturada com as outras, sem distinção e sem controle algum) e sociável (que se relaciona facilmente na sociedade), ao contrário da reservada, tímida e calada.

- Agradabilidade: a pessoa é cooperativa e agradável.

- Consciência: a pessoa é trabalhadora, organizada, confiável.

- Estabilidade emocional: A pessoa é calma, autoconfiante (por oposição à ansiosa, depressiva)

- Abertura à experiência: a pessoa é criativa, curiosa, culta (por oposição à prática, com poucos interesses).

TEORIA PSICODINÂMICA: é inteiramente baseada no trabalho do mestre e criador da Psicanálise, Sigmund Freud. Esta teoria enfatiza o inconsciente humano como determinante do comportamento. Freud via a personalidade como resultante da interação de três elementos: o Id, o Ego e o Superego.

 Id - é o elemento mais primitivo, conhecido como o conjunto de energias psíquicas que determina os desejos do sujeito, o ID é que responde pelos impulsos biológicos básicos como fome, sede, calor etc. O ID procura satisfação imediata destes impulsos, pois opera pelo princípio do prazer independente de circunstancias externas. Está presente nos recém-nascidos, do ID evoluem o Ego e o Superego.

 Ego - Estrutura onde está todo conhecimento que o indivíduo possui de si e sobre o meio externo. O Ego trabalha pelo princípio da realidade, pois agora o recém-nascido sabe que suas necessidades não serão satisfeitas imediatamente, por exemplo, se ele tiver sede terá que esperar que alguém lhe sirva água (ela não virá sozinha só porque ele quer). Portanto o Ego é administrador da realidade e é ele quem decide como e quais necessidades do ID serão satisfeitas.

 Superego - julga quais necessidades são moralmente corretas ou aceitas pela sociedade. Quando a criança reconhece o que é certo ou errado dentro da sua família e sociedade em que vive, ela própria pode decidir o que irá fazer, ela não precisa que os seus pais lhe digam que roubar é errado, ela já sabe disso, pois o seu Superego já assimilou esta informação.

Apenas parcialmente consciente, o SUPEREGO serve como um censor das funções do EGO (contendo os ideais do indivíduo derivados dos valores familiares e sociais), sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com