TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das estruturas organizacionais

Por:   •  10/5/2015  •  Dissertação  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Fundamentação teórica

Para identificar a estrutura de uma organização, primeiramente apresentamos os possíveis significados desta palavra, seja ela como entidade social: grupo de pessoas focadas num mesmo objetivo (lucro), ou como função da administração: para fins de apresentar os processos de administração utilizados na empresa. Os dois significados estão diretamente relacionados, visto que a função da administração tem como principal atributo auxiliar no atingimento de metas da empresa (entidade social). Considerando o sentido de organização como função da administração, a seguir será descrito os tipos de estruturas organizacionais. Assim como a tecnologia, o mercado e a comunicação, as organizações também precisam se adaptar de acordo com as novas gerações, algumas características dessas novas organizações são:

Participação efetiva dos funcionários nas decisões;

Funções relacionadas diretamente com as atividades exercidas pelo funcionário;

Flexibilidade na estrutura hierárquica.

  1. Níveis organizacionais

A estrutura organizacional é interligada diretamente com os níveis organizacionais (Estratégico, tático e operacional) da empresa. A partir da divisão dos níveis organizacionais, é possível identificar as atribuições de cada cargo.

Estratégico: Responsáveis pelas principais decisões, neste nível da pirâmide, estão diretores e presidentes. Relacionam-se com o ambiente externo e definem as estruturas da empresa.

Tático: No meio da pirâmide, tem como principais atribuições, a comunicação entre o nível estratégico e operacional e implantar as estratégias definidas por presidentes e diretores do nível estratégico.

Operacional: No nível operacional, são colocadas em prática as definições do nível estratégico seguindo normas e diretrizes do nível tático. Todos possuem tarefas especificas visando a maior eficiência possível.

  1. Estruturas Organizacionais

Estrutura Funcional: Nessa estrutura encontra-se uma liderança para cada função, dessa forma os responsáveis pela operação exercem mais de uma função, reportando para mais de uma chefia. Possui objetivos em longo prazo e a especialização é a sua principal característica. A empresa se divide em diferentes departamentos especializados: Vendas, contabilidade, financeiro, recursos humanos, etc.

Segundo Richard L. Daft em ‘Organizações Teoria e Projetos 2003’ pag. 88, com a estrutura funcional, todo conhecimento e habilidade humana com relação às atividades especificas são consolidadas, propiciando uma profundidade de conhecimento valiosa para a organização.

Essa estrutura é indicada para empresas iniciando atividades, com foco em apenas uma linha de produto ou serviço.

Estrutura divisional: Estrutura de acordo com cada produto, projeto ou unidade estratégica de negócio, essa estrutura visa a flexibilidade e fácil adaptação a mudanças. Indicada para empresa com diversas linhas de produtos ou serviços

Segundo Richard L. Daft, Organização Teoria e Projetos 2003, pág. 90, o termo estrutura divisional é empregado como termo genérico para aquilo que às vezes é chamado de estrutura de produto ou unidade empresarias estratégicas. Com essa estrutura as divisões podem ser organizadas de acordo com cada produto, serviço, grupo de produtos, projetos ou programas principais, divisões, negócios ou centro de lucro. A característica distintiva de uma estrutura divisional é que o arrancho esta baseado nos produtos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com