TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E DE RECURSOS HUMANOS

Casos: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A administração consiste na concentração do administrador nos itens excepcionais ou incomuns que surgem nos eventos atuais e periódicos da organização. Para que seja realizada, técnicas e procedimentos devem ser desenvolvidos, chamando a atenção do administrador para as excepcionalidade de suas atividades.

O planejamento é,geralmente,considerado a função principal desempenhada dentro da empresa. Ele é necessário para determinar os métodos e os tipos de controle necessários, bem como que tipo de administração a empresa vai adotar.Sua utilidade no processo de Orçamento é o auxilio na solução de um problema básico de controle e avaliação dos dados de desempenho.

A função do administrador é ampla e variada, o administrador é o responsável pela direção de outras pessoas que seguem suas ordens e orientação. Cada época desenvolve uma forma organizacional apropriada a suas características. A tarefa administrativa nas próximas décadas será incerta e desafiadora, pois deverá ser atingida por uma infinidade de variáveis, mudanças e transformações carregadas de ambigüidade e incertezas.

1º Desafio:

Considerando as peculiaridades organizacionais do Restaurante Felini, identifique e descreva em quantas áreas – setores ou departamentos – pode ser organizado o referido restaurante (exemplo: produção – cozinha; marketing; divulgação, propaganda e publicidade; finanças e contabilidade; recursos humanos, limpeza e manutenção, entre outros (cada aluno organizará a empresa como se fosse o gestor da mesma, destacando quais áreas e funções entende serem mais importantes para a empresa).Em seguida, identifique e descreva pelo menos dois exemplos práticos de funções organizacionais que devem ser realizadas para cada área. Utilize o quadro abaixo como exemplo:

Departamento Responsável Descrição Atividade Função Administrativa

Direção

Proprietário Acompanha se as atividades esta sendo bem organizada, planejada e liderada

CONTROLAR

Administrativa

Gerentes Fixa Objetivos; Dirigi e Motiva o Pessoal; Negociar.

PLANEJAR E LIDERAR

Setor Financeiro

Funcionários Organizar e alocar recursos (recursos financeiros)

ORGANIZAR

Produção

Funcionários Preparação dos pratos que serão sevidos

PLANEJAMENTO

Como parte do planejamento, analisar o ambiente significa dimensionar o potencial de consumo dos clientes, avaliar a capacidade de suprimento e qualidade dos fornecedores, acompanhar a concorrência e as mudanças advindas da tecnologia.Diante desse contexto, o colaborador tem condições de definir os objetivos da empresa no mercado e, assim, projetar o futuro que deseja ver concretizado. No planejamento da empresa, os administradores devem encarar o planejamento e o controle de despesas como um esforço necessário para manter níveis realistas e essenciais de gastos para execução de objetivos e programas, logo, ele dá ênfase à redução de despesas, mas é a melhor utilização de recursos limitados. Desta forma, o planejamento e o controle realistas poderão trazer benefícios para a empresa (lucro, retorno sobre investimento, fluxo de caixa), que decorrerá de melhores programas operacionais, ampliação do campo de atividades, melhorias qualitativas e desempenho superior por parte dos funcionários. O controle de custos deve estar firmemente associado aos programas futuros, operações planejadas e responsabilidades administrativas.

ORGANIZAÇÃO

• O planejamento dos objetivos futuros da organização antecede a execução do plano. Organização envolve a destinação das tarefas às pessoas, o agrupamento das atividades nos departamentos e a alocação de recursos necessários, para que os departamentos consigam desempenhar suas responsabilidades com êxito.

.

DIREÇÃO

Como tratamos liderança de uma forma muito ligada com habilidade, devemos entender que habilidade é o conhecimento técnico, a inteligência; é a capacidade adquirida e como o ser humano é dotado de inteligência pode-se pensar que todos podemos ser líderes, cremos que sim, mais existem técnicas que só serão absorvidas pelas pessoas que absorverem outro aspecto, que também se torna muito claro que vem a ser o comportamento.

CONTROLE

.

Esta atividade faz parte do processo administrativo, que, mediante a comparação dos padrões, procurará medir e avaliar o desempenho e o resultado das ações. Com isso, posteriormente, poderá oferecer aos tomadores de decisão informações suficientes para corrigirem e reforçarem esse desempenho ou interferirem em função dos processos administrativos. Esse processo deve considerar as pessoas envolvidas e a estrutura que suporta a atividade.

2º Desafio

O restaurante Feline emprega 62 funcionários, os quais recebem incentivos por produtividade. Considerando que os funcionários recebem algo a mais que o seu salário puro, podemos depreender que há uma geração de renda maior do que ocorre normalmente com os outros estabelecimentos. Sendo assim, como poderíamos classificar a ação do Restaurante Feline em relação à sua contribuição para com a economia? Na sua atividade, responda aos questionamentos abaixo:

1. O fato de haver prêmio por produtividade que gera mais renda ao funcionário pode ser considerado como uma contribuição para melhoria da distribuição de renda? Se afirmativo, isto é positivo para a economia? Explique suas respostas.

Sempre que houver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com