TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  25/3/2013  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 2

1. Defina mercado de trabalho e suas características principais.

Resp.: O mercado de trabalho esta interagindo com pessoas que procuram emprego especializado ou não especializado (Mão de Obra) e Empresas (Pessoas Jurídicas) que oferecem emprego num sistema econômico capitalista - tendo uma função de mercado, local ou cenário onde podemos comprar ou vender produtos e serviços - A Procura e a Oferta destes elementos e que fazem o mercado de trabalho dentro de um momento de desenvolvimento ou de recesso econômico de uma determinada região.

A formação de profissionais ou a falta destes profissionais interfere no custo da produção, pois em determinado momento pode ocorrer uma deflação ou em momento de escassez pode ocorrer uma inflação dos salários. Como por exemplo um Médico para trabalhar na Região Norte do Brasil. Seu salário é 5 vezes maior que no Sul do Pais.

É a lei da Ofertas e da Procura. Também vale para o mercado de trabalho que se renova cada dia, logo precisamos acompanhar este desenvolvimento já que acontece muito rapidamente na sociedade do conhecimento onde o saber viaja muito mais rápido que na sociedade medieval.

2. Descreva o mercado de trabalho em situação de oferta e procura.

Resp.: Na situação da oferta

Quando o mercado de trabalho está em situação de oferta significa que existe muito emprego e pouco candidato. Investimento em recrutamento para atrair candidatos. Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos.

Investimentos em treinamento para compensar a inadequação dos candidatos.

Ofertas salariais estimulantes para atrair candidatos. Investimentos em benefício sociais para atrair candidatos e reter funcionários.

Ênfase no recrutamento interno, como meio de ficar com os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreiras.

Na situação da procura

Escassez de oportunidade de emprego; intensa concorrência entre candidatos em relação as poucas vagas existentes; medo de perder o trabalho; menores exigências em termos salariais e sociais; maior preocupação em aperfeiçoar as competências através do aumento da escolaridade e da frequência de cursos de formação profissional.

3. Explique as novas características do emprego.

Resp.:

4. Como o MT em situação de procura influencia pessoas e organizações.

Resp.: Na situação da procura, as pessoas por medo de perder seus empregos para pessoas mais capacitadas, ela busca o melhor dela, se preparando e dando o seu melhor para a organização e pessoas capacitadas empresas capacitadas, isso inclui cursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com