TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEST E TEST BODY

Projeto de pesquisa: TEST E TEST BODY. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

SLUMP TEST E CORPO DE PROVA

1 – INTRODUÇÃO

A consistência do concreto está relacionada com suas próprias características, com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. Modificando a proporção de água adicionada ou empregando aditivos, sua plasticidade é alterada, variando a deformação do concreto perante esforços.

A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto, sendo que esta última depende também de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto. A trabalhabilidade é uma propriedade do concreto recém-misturado que determinaa facilidade e a homogeneidade com a qual o material pode ser utilizado.

O principal ensaio realizado no concreto fresco é o Slump-Test ou Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone, que mede a consistência e a fluidez do material, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. Se a dosagem foi realizada da forma correta, a constância do abatimento vai indicar a uniformidade da trabalhabilidade.

Considerando as especificações dos concretos utilizados na construção civil o Slump-Test é muito útil para o controle da qualidade do concreto no estado fresco. No entanto, é preciso ter a garantia que o concreto foi dosado adequadamente e que a trabalhabilidade foi verificada durante o seu preparo.

2 – OBJETIVO

Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone ou Slump Test conforme a ABNT NM 67:1998.

3 – METODOLOGIA

O ensaio foi realizado no Laboratório de Materiais da construção (sala 45) da Faculdade Anhanguera São José dos Campos, no dia 29 de Abril de 2014.

3.1 - MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

3.1.1 - TRAÇO DO CONCRETO POR PESO

Materiaispara Confecção do Concreto:

• Cimento: 7,20 kg;

• Areia: 3,34 kg;

• Brita 0: 6,4 kg;

• Brita 1: 14,12 kg;

• Água: 3,38 l;

• Aditivo 1: 54 ml.

1°)Foi iniciada a pesagem dos materiais de acordo com os valores calculados anteriormente. Foi considerado que a areia fornecida para a realização do ensaio tinha uma umidade de 5%, assim como no exercício em sala , por isso não foi necessário descobrir sua massa úmida.

2°) Depois de pesar todos os materiais, eles foram adicionados a betoneira. O 2° e 3° passo foram realizados em 2 etapas. Primeiro 50% da quantidade de água, a brita, areia e o cimento e depois os outros 50% de água.

3° ) Quando o concreto estava totalmente misturado, ele foi colocado em um recipiente e levado para a sala de laboratório ao lado a que estávamos para que o slump - test fosse realizado.

4°) O Traço foi elaborado de acordo com a solicitação e a necessidade de um cliente da Empresa a qual realizou toda prática acima citada. A fim de diminuir o índice de vazios do concreto desenvolvido, garantindo uma maiorr

Resistência e qualidade.

3.1.2 - DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA PELO ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE - (Slump Test)

01) Forma Tronco Cônica de 125 x 80 x 65 mm;

02) Colher Para Concreto;

03) Haste Socadora de Ø 5/8” x 600 mm;

04) Régua de Aço Bizelada de 30 cm;

05) Escova com Fio de Aço.

3.1.3 - PREPARO DE CORPO DE PROVA PARA ENSAIO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO

01) Forma Cilíndrica de 10 x 20 ou 15 x 30 cm

02) Colher Para Concreto

03) Haste Socadora de Ø 5/8” x 600 mm

04) Régua de Aço Bizelada de 30 cm

05) Escova com Fio de Aço

06)Vibrador de imersão, com agulha de diâmetro entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com