TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGI - Trato Gastrointestinal

Dissertações: TGI - Trato Gastrointestinal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Trato gastrointestinal superior

É composto pela boca, faringe, esôfago e estômago.

Na boca, ocorre o processo de mastigação iniciando-se assim o processo de digestão dos alimentos com a formação do bolo alimentar.

A faringe auxilia no processo de deglutição (ato de engolir).

O esôfago é o canal de passagem para onde o bolo alimentar é empurrado por meio de contrações musculares (movimentos peristálticos) até o estômago.

No estômago, inicia-se o processo de degradação dos alimentos. O bolo alimentar torna-se mais líquido e ácido passando a se chamar quimo e vai sendo, aos poucos, encaminhado para o duodeno.

Trato Gastro Intestinal Inferior

Intestino Delgado

São produzidas em sua parede as enzimas: peptidase para digestão de proteínas, maltase para digerir a maltose, lactase para digestão da lactose e a sacarase que digere a sacarose. A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades com o que aumenta a superfície de absorção intestinal. O intestino delgado também absorve a água ingerida, os eletrólitos as vitaminas.

O intestino delgado se divide em:

Duodeno - Por sua vez dividido em quatro partes com forma de C, é no duodeno que o suco pancreático (neutraliza a acidez do quimo e faz a digestão de proteínas, de carboidratos e de gorduras) e a secreção biliar (emulsificação de gorduras) agem atacando a quimo e a transformando em quilo.

Jejuno - Local onde começa a absorção dos nutrientes.

Íleo – É o último segmento do intestino delgado.

Intestino Grosso

Está dividido em quatro partes: ceco, cólon e reto. É o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. Glândulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus.

Ceco - É a porção inicial do intestino grosso de maior calibre, que se comunica com o íleo. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma válvula localizada na junção do íleo com o ceco - válvula ileocecal. No fundo do ceco encontramos uma ponta chamada apêndice cecóide ou vermicular.

Cólon - É a região intermediária, um segmento que se prolonga do ceco até o ânus, está subdividido em cólon ascendente, cólon transverso e cólon descendente.

Sigmoide - O sigmoide ou porção pélvica é a seção do intestino grosso que liga a porção transversal do mesmo ao reto.

Reto - É a parte final do tubo digestivo e termina-se no canal anal. Ele possui geralmente três pregas em seu interior e é uma região bem vascularizada.

Ânus - Controla a saída das fezes está localizado na extremidade do intestino grosso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com