TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gastrointestinal. Cardiovascular

Seminário: Gastrointestinal. Cardiovascular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

Gastrointestinal

Durante o processo de envelhecimento ocorrem alterações estruturais nos diferentes órgãos, tecidos e células do organismo, levando a uma redução da capacidade funcional do individuo.

O aparelho digestório é bastante afetado no processo de envelhecimento, ocorrendo alterações estruturais, de mobilidade e da função secretora. Tais alterações normalmente trazem conseqüências pouco perceptíveis, porém importantes em seu conjunto, especialmente para a compreensão e manuseio de sintomas e para a previsão de alterações farmacocinéticas de variadas medicações.

O envelhecimento do aparelho digestório afeta as estruturas da cavidade oral, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

A diminuição do suco gastrico implica diretamente na redução de fator intrensco sendo esse componente o indespensável do suco gastrico , responsável pela obsorção de vitamin a B, com a diminuição desse fator além de prejudicar a aborção de vitamina B pode acarretar em anemia megaloblástica.

Em razão da diminuição do suco gástrico,outra deficiência que pode ser observada e ade ferro.

Por essa razão a gastrite atrófica e a acloridria são causa de em idosos.O esvaziamento gástrico diminui com o processo de envelhecimento, assim os individuos acima de , 60anos apresenta esvaziamento gastrico quase três vezes mais lento em relação a indíviduo mais jovens .

Cardiovascular

A doença cardiovascular é dividida em doenças do coração ou cardíacas, e doenças da circulação ou vasculares.

Entre as doenças do coração destacam-se o infarto agudo do miocárdio, a insuficiência cardíaca, e a coronariopatia. A hipertensão arterial e as arritmias cardíacas são também importantes distúrbios do sistema cardiovascular.doenças da circulação destacam-se a insuficiência arterial periférica, o aneurisma da aorta abdominal, a embolia pulmonar, aintrínseco arterite , as varizes e a trombose mesentérica e a trombose venosa profunda.A falência do sistema cardiocirculatório é denominado choque cardiogênico.

Com o avanço dos anos, o sistema cardiovascular passa por uma série de alterações, tais como arterioesclerose, diminuição da distensibilidade da aorta e das grandes artérias, comprometimento da condução cardíaca e redução na função barorreceptora.

Apesar das doenças cardiovasculares (DCV) serem comuns na população como um todo, afeta a maioria dos idosos, pois seus fatores de risco são altamente prevalentes neste grupo, sendo que os fatores de risco aumentam com a idade. As estatísticas mostram que a maior causa de mortalidade e morbidade é a doença cardiovascular. A doença coronariana é a causa de 70 a 80% de mortes, tanto em homens como em mulheres 4 e a insuficiência cardíaca congestiva, mais comum de internação hospitalar, de morbidade e mortalidade na população idosa 5. Ao contrário da doença coronariana, a insuficiência cardíaca congestiva continua aumentando. Assim, a preocupação maior é com as doenças cardíacas, abandonando outras doenças ou medidas preventivas tão importantes, que talvez contribuam para evitar os problemas no coração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com