TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

THE LAST PLANNER SYSTEM

Por:   •  4/10/2020  •  Abstract  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

Fatec- Ba

Data: 09/04/2020

Docente: Juliane S. Souza

Discente: Michele da Silva N. Barroso           Turma: 7º semestre Eng. Civil

RESUMO – “LAST PLANNER SYSTEM”

Pesquisas feitas no campo do planejamento e controle ao nível da unidade de produção deram origem a esse novo sistema “Last Planner System”, que foi criado a partir de modelos e conceitos desenvolvidos na engenharia industrial e de produção. Este mesmo prevê um ambiente confiável de produção, estabelecido através da redução da variabilidade do fluxo de trabalho.

Last Planner é a pessoa/ grupo mais próxima ao “trabalho” com autoridade para tomar decisões e estabelecer tarefas em obras de grande porte, sendo esta tarefa de incumbência do encarregado.

Concebido pelos engenheiros Glenn Balland e Greg Howell em 1992, nos EUA na empresa Lean Construction Institute (LCI), tem se mostrado uma ferramenta eficaz no que tange a melhoria de produtividade para as unidades de produção que implementaram suas técnicas e procedimentos, buscando assim diminuir o grau de incerteza do planejamento criando um fluxo de trabalho contínuo e trazendo uma maior estabilidade para a produção.

Trata-se de um mecanismo que transforma o que DEVE ser feito em algo que PODE ser feito, formando a lista de trabalhos a serem executados. Dessa forma, aquela atividade que deveria ser feita e de fato pode ser feita, é programada e ganha o status de que VAI de fato ser executada, cabendo à produção alocar os recursos da forma que foram planejados para que ao final do turno de trabalho se possa verificar o que efetivamente se FEZ (BALLARD, 2000).

No Last Planner System o planejamento e controle estão divididos em três níveis:

  • Planejamento Inicial  (ou de longo prazo);
  • Planejamento Lookahead (de médio prazo);
  • Planjamento de Comprometimento(ou de curto prazo).

O Planejamento Inicial, estabelece os objetivos globais e restrições que governam o projeto com um todo. Estes planos não devem ser muito detalhados, devido às incertezas inerentes ao início do desenvolvimento de um projeto construtivo e faltas de informações. Devem servir para outros propósitos, desde à coordenação de algumas atividades no longo prazo, à projeção dos gastos e desembolsos. Este tipo de planejamento, coleta informações que devem fornecer as diretrizes e embasamento para a preparação do processo de planejamento, a partir daí, são definidas as cargas de trabalho e as equipes de produção baseado no orçamento do empreendimento e por consequência o fluxo de caixa da empresa de acordo com todas as previsões de despesas e receita geradas, podendo mudar quando houver necessidade as metas do planejamento. Após o fluxo de caixa, a próxima etapa é a difusão das informações a fim de fazer um alinhamento entre todos os envolvidos no projeto.

Depois da elaboração do plano inicial, pode-se produzir cronogramas gerais da obra, levantamento de orçamentos, definindo datas importantes como as de entrega e concussão do empreendimento, sendo assim, no planejamento inicial que começa a configurar um horizonte acerca do rumo que o projeto poderá tomar na sua totalidade, dando posteriormente, início ao próximo nível de planejamento.

O Planejamento Lookahead, agrega diversas funções, tendo como ligação o planejamento de longo e curto prazo, sendo o plano inicial detalhado e ajustado. Este tipo de planejamento serve como mecanismo de proteção para a produção, como uma espécie de barreira impedindo a liberação de atividades que não cumpram critérios de qualidade e no controle da liberação de atividades do médio para o curto prazo, após análise e remoção de todas as restrições em cada etapa, como por exemplo a falta de recursos, cabendo assim à gerência do empreendimento, tomar as devidas ações para execução das tarefas selecionadas, assim como a reprogramação daquelas que não puderam ser executadas até aquele momento.

As atividades do cronograma mestre são detalhadas em planos de trabalhos semanais, produzindo várias tarefas para cada atividade. Depois cada tarefa é analisada de forma restrita para determinar o que deve ser feito a fim de deixar pronta para se executada, alimentando o planejamento de curto prazo. Uma das ferramentas utilizadas durante o planejamento de médio prazo é o Pull Planning, trata-se de uma técnica que consiste em programar cada fase da produção, de trás para frente, partindo de uma data de entrega (marco).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com