TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE CONHECIMENTO

Artigo: TIPOS DE CONHECIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O ciclo PDCA é um programa aplicado nas empresas para de tomada de soluções e decisões para garantir o alcance dos objetivos e metas necessárias para o desenvolvimento da uma organização.

Temos como Objetivo esclarecer e descrever o método, aplicando há um exemplo pratico com aplicação da técnica do PDCA, visando a melhoria no processo de produção de pregos.

1 CICLO DE DEMING - PLAN, DO, CHECK, ACT “PDCA”

PDCA é uma das ferramentas que permite o controle do processo da gestão de qualidade. Walter A. Shewart foi o criador deste método mais popularizou foi William Edward Deming, a partir da década de 50 este ciclo ficou conhecido como ciclo Deming.

Surgiu um novo método o qual seria eficaz para o controle das organizações, sendo assim as atividades estariam padronizadas apresentando informações adequadas diminuindo a quantidade de erros e as informações a serem passadas seriam facilmente entendidas.

De acordo com CAMPOS (1994), na utilização do método poderá ser preciso

empregar várias ferramentas para a coleta, o processamento e a disposição das

informações necessárias à condução das etapas do PDCA.

Este programa constitui algumas etapas que importantes para o seu desenvolvimento, são eles:

PLAN (Planejar)

Para dar início a um projeto sempre temos que ter em mente um plano, este planejamento deve estar ligado com as políticas internas da empresa, de imediato precisa-se estabelecer um objetivo, após caracterizar o objetivo vamos mais além ou seja devemos analisar o caminho que vamos percorrer para alcançar o planejado, finalizando com os métodos que serão utilizados para a execução do projeto. Sabendo elaborar um projeto chegamos aos resultados com a redução de erros e de falhas durante o percurso.

DO (Executar)

O plano a ser elaborado seja ele qual for, precisa ser executado, nesta etapa trabalhamos com a execução dos projetos. Procuramos cada vez mais estudar o objetivo, analises começam a ser estudados, dados são coletados para que o plano possa ser colocado em pratica. É importante que o plano seja rigorosamente seguido.É importante ressaltar que essa etapa ela pode se subdivide em duas que é Treinamento e a Execução da Ação(CAMPOS,2004;ISHIKAWA,1993).

CHECK (Verificar)

Nesta etapa as analises estudadas e os dados coletados são importantes para a execução do projeto. Verifica-se o trabalho está sendo feito da forma devida, através dos dados estudados. Nesta fase são identificados facilmente os erros ou as falhas.

ACT ou ACTION (Agir)

A última fase do PDCA é a realização das ações corretivas, ou seja, a correção das falhas encontradas no passo anterior. Após realizada a investigação das causas das falhas ou desvios no processo, deve-se repetir, ou aplicar o ciclo PDCA para corrigir as falhas (através do mesmo modelo, planejar as ações, fazer, checar e corrigir) de forma a melhorar cada vez mais o sistema e o método de trabalho.

2 ELABORAÇÃO DO PRODUTO (PREGO)

2.1 DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

O prego de uso geral,fabricado a partir de aramede de aço, com a cabeça em dois formatos, chata em forma de prato e a de formato em bola mais conhecido como prego sem cabeça. A ponta é constituída por quatro faces, na forma piramidal, formando vincos laterais que servem para cortar os veios da madeira.

2.2 PROCESSO DE PRODUÇÃO:

Utiliza-se de máquinas denominadas prensas de pregos, que tem a finalidade de dar a forma final ao produto, ou seja, processar o arame transformando-o em prego.

Após a confecção do prego nas prensas, passamos à fase de polimento do

produto que é efetuada em tambores rotativos nos quais o prego é abastecido juntamente

com serragem de madeira e tamborado por um determinado tempo a fim de promover

uma limpeza superficial, retirando os resíduos oleosos provenientes das fases anteriores.

A retirada desses resíduos se faz necessária para dar melhor aspecto ao produto e evitar

problemas na aplicação final, tais como, manchas em madeiras, entupimento em

pregadeiras automáticas, etc.

Após o polimento, passa-se à fase de embalagem e acondicionamento, que é

efetuada em máquinas de pesagem e empacotamento. Nesta fase o produto é

pesado em quantidades que podem variar de 500g a 1 kg e acondicionado em bolsas

plásticas que logo após são colocadas em caixas.

2.3 DESCRIÇÃO DO PROCESSO:

CORTE:

Consiste na fabricação propriamente dita do prego, essa fase ocorre nas prensas

de pregos, essas máquinas são acionadas por motor elétrico e seus movimentos circulatórios.Essa fase necessita que o arame apresente certa camada de lubrificante residual para que o corte da ponta seja efetuado sem problemas de qualidade.O produto depois de fabricado é acondicionado em caixas.

POLIMENTO:

Após cortado, o prego deve ser polido para retirada dos resíduos oleosos que podem estar aderidos a sua superfície.

Essa limpeza é executada em tambores metálicos rotativos, denominados tambores de polimento,onde os pregos são colocados juntamente com serragem de madeira por cerca de 30 minutos para limpeza.

Depois de polido, o produto é novamente colocado em caixas e enviado a fase seguinte.

EMBALAGEM E PALETIZAÇÃO:

Essa etapa do processo era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com