TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE CONHECIMENTOS

Trabalho Escolar: TIPOS DE CONHECIMENTOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 3

Quando se fala em conhecimento cientifico antes é necessário diferenciá-lo dos demais conhecimentos existente.

Entre os conhecimentos envolvidos existe uma correlação entre o conhecimento cientifico e o conhecimento popular, um exemplo dessa correlação é a historia de um camponês, que sabia o momento exato da semeadura, a época da colheita, a necessidade de adubar a terra, as providencias necessárias a serem tomadas para defesa das plantações em caso de pragas e erva daninha e o tipo de solo adequado para a diferente cultura para o cultivo. Hoje a agricultura utiliza-se de sementes selecionadas, de adubos químicos, de defesas contra pragas e tenta-se, ate,o controle biológico contra insetos de daninha. Nesses exemplo percebe-se a interligação do conhecimento vulgar e o cientifico, no entanto, esses conhecimentos não se distingue pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido, o que diferencia e o modo, a forma ou o método e os instrumentos do “conhecer”.

Uma das características do conhecimento popular é a informações que são herdadas, repassadas e reconstruídas pelo povo, através de suas crenças e mitos. Ela pode ser superficial, ou seja, conforma-se com a aparência; sensitivo, refere-se a vivencia estado de ânimo e emoção da vida diária; subjetivo, pois é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos; assistemático, não existe uma forma correta de organização, nem na forma de adquirir-las nem na tentativa de valida-las; acrítico, pode ser verdadeiro ou não se manifesta sempre de forma critica.

Entre os quatro tipos de conhecimentos esta filosófico onde, ele é valorativo, pois seu ponto de partida é por hipóteses, não é verificável ao contrario do campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados, é racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logicamente relacionados, é sistemático, pois visa uma representação coerente com a realidade estudada, é infalível e exato já que, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as coisas, quer na definição do instrumento capaz de apreender a realidade.

Conhecimento religioso ou teológico ele é valorativo pois, apóia-se em doutrina em doutrinas que contem preposições sagradas, ele é inspiracional por ser levado para o lado do sobrenatural,por essa razão é considerada infalível e exata de forma que é indiscutível.

Conhecimento cientifico é real pois lhe da com os fatos, é contingente pois suas hipóteses podem ser verdadeiras ou falsas conhecida através de experiências não apenas pela razão, é sistemático onde é ordenado por lógica, é verificável pois as hipóteses que não tem fundamento não se enquadra no campo da ciência, seu conhecimento pode ser falível por ser indefinido, também pode ser considerado aproximadamente exato de modo que pode existir novas hipóteses na medida que surgem novas técnicas que reformule as teorias já existente.

De acordo com Trujillo Ferrari “ A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com o objetivo limitado, capaz de ser submetido a verificação”(1974:8). Onde nela deve-se existir lógica e fundamento. Dentro da ciência existe o objetivo ou finalidade onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com