TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Projeto de pesquisa: TIPOS DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a seguir, nos mostra a importância da Análise de Investimento quando pensamos em investir o nosso capital e esperar um bom rendimento futuro. Estudamos vários tipos de investimento, mas basicamente os que dividem se em três categorias: os investimentos públicos que são recursos disponibilizados pelo governo, os investimento privados que são disponibilizados por pessoa jurídica e também os investimentos mistos que visa o bem estar da sociedade e o retorno monetário.

Depois de conhecer os tipos de investimento vamos simular um novo empreendimento para aplicar um capital e saber se o negócio é viável, lucrativo e rentável. Primeiro montamos um fluxo de caixa com todas as receitas, despesa e custos mensal e anual, e assim podemos aplicar o conjunto de técnicas que busca nos mostrar a viabilidade do nosso projeto que são medidos pelo Payback que é o numero de anos necessários para se recuperar o investimento inicial, o cálculo da TIR a Taxa Interna de Retorno e o VPL que é o Valor Presente Líquido.

No capítulo 4 e 5 fala sobre a inflação, depreciação e o imposto de renda e como esses fatores podem influenciar em uma análise de investimento. A inflação é considerada como um aumento contínuo de preços e pode acabar distorcendo totalmente uma analise de investimento se não considerada corretamente. A depreciação e o imposto de renda podem exercer tanto pontos negativos como positivos para o investimento, e por isso, devemos sempre avaliar estes efeitos para qualquer projeto elaborado.

CAPÍTULO I

TIPOS DE INVESTIMENTO

Investimentos podem ser definidos como as aplicações de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno superior ao aplicado, ou seja, é toda aplicação com expectativa de lucro no futuro. Para Sullivan e Sheffrin (1998) “os investimentos são trade-offs que ocorrem ao longo do tempo: firmas e indivíduos incorrem em custos hoje na esperança de obter ganhos no futuro”.

São vários tipos de investimentos existentes no mercado, podendo ser investido por pessoa física ou jurídica que gostaria de aplicar seu capital hoje em busca de rentabilidade no futuro, cada investimento possui tipos e níveis de riscos diferentes, a regra básica é quanto menor o risco do investimento, menor seu rendimento. De acordo com Blasi apud Schreiber:

Dependendo da aplicação, o investidor pode correr três riscos: de não saber quanto o investimento vai render; de crédito, que é a possibilidade da instituição em que foi feito o investimento quebrar e não retornar o que foi investido; e o de liquidez, ou seja, de não conseguir resgatar o dinheiro investido num ativo simplesmente porque ninguém quer comprá-lo ou porque os interessados só se dispõem a pagar um preço baixo. (BLASI apud SCHREIBER, 2008, p. 01).

Existem vários tipos de investimento, mas, basicamente dividem-se em três categorias:

Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas com o intuito de gerar bem-estar social e não tem por objetivo gerar retornos monetários, como por exemplo, hospitais, escolas, rede de saneamento básico e etc.

Investimentos privados: recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado com o intuito de gerar retorno monetário aos seus investidores, como por exemplo, fábricas particulares, empresas de prestação de serviço, loja de varejos entre outras e essas instituições são os maiores geradores de emprego do país.

Investimentos mistos: recursos disponibilizados em aporte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento tem por objetivo gerar bem estar para a sociedade e retorno monetário, por exemplo, Banco do Brasil e Petrobrás.

Nesta categoria tem várias opções de investimentos e as principais são:

Títulos Públicos Federais: qualquer pessoa pode investir e o retorno dependerá do prazo do título que se comprar.

Certificado de Recebíveis Imobiliário: São títulos de longo prazo lastreado em créditos imobiliários que constitui promessa de pagamento em dinheiro, onde qualquer pessoa pode investir.

Ações: Qualquer pessoa pode investir e não existe um valor mínimo, quando você investe em ação é como se tornasse sócio de um empreendimento e deseja participar dos lucros que vierem a ser obtidos pela empresa.

Debênture: São títulos de credito de médio e longo prazo emitidos por uma empresa, e o resgate do recurso ocorre na data do vencimento do título.

Fundo de Investimento Imobiliário: São fundos que investem em empreendimentos imobiliários e o retorno se dá por meio da distribuição de resultado do Fundo ou pela venda das suas cotas.

Fundo de Índice: São formados por ações de diversas empresas que acompanham o movimento dos principais índices da bolsa e podem ser negociado no mercado fracionário.

Antes de investir o nosso capital devemos fazer uma análise de investimento, para decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado do nosso capital.

Mas os riscos existem e as previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista possível. E mesmo assim existem as incertezas, pois, envolve cenários políticos e econômicos. Os métodos mais comuns da avaliação de projetos de investimentos são o Payback, TIR, VPL.

Para iniciar um novo empreendimento é necessário realizar uma análise de investimento, para saber se o negócio é viável, lucrativo e rentável e ainda levantar um prazo aproximado em que o negócio apresente um retorno do capital investido pelos empreendedores.

E neste trabalho com intuito de criar um novo negócio, imaginamos o seguimento de roupas esportivas, para atender a jovens e adultos de ambos os sexos, que tenham alguma ligação com a prática de esportes, e nossos principais produtos são camiseta, bermuda, calça, blusinha, saia, shorts, e moletom com tamanhos adultos, diversas cores com principais marcas deste seguimento.

CAPÍTULO II

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

O Fluxo de Caixa é um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com