TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Tese: TIPOS DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1

TIPOS DE INVESTIMENTO

O termo investimento é muito utilizado no nosso cotidiano. Podemos nos deparar com ela em várias circunstâncias.

Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento mesmo sendo tão diversos.

Mas não é por acaso que tantas circunstancias são denominadas de investimento, existe algo em comum. O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, os exemplos que foram citados no segundo parágrafo mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.

Como mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro” (PLT - Analise de Investimento). Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:

Investimentos Públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Exemplos de investimentos públicos são: hospitais, escolas rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, entre outros;

Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos de investimento privado são fábricas particulares, empresas e prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers,dentre outros.

Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem como objetivo de gerar tanto bem-estar quanto retorno monetário. Exemplos de investimento misto, Petrobrás e Banco do Brasil.

Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas.

Os investimentos também influenciam a sobrevivência de organizações em pelo menos dois aspectos:

Expansão das organizações: a organização, em especial as privadas, tem por objetivo crescer, expandir o mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. a única forma de viabilizar esse crescimento é realizando investimentos;

Reposição do Capital: As organizações necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas maquinas e equipamentos. Se não realizada esta reposição, a organização acabará utilizando-se de máquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados, o que acarretará produtos e serviços mais caros e menor qualidade que os de concorrentes, comprometendo assim, sua sobrevivência.

Assim, as organizações pelo menos as com "saúde financeira",mantêm um fluxo de investimentos a fim de garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.

Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.

É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:

1) Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.

2) Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

3) Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.

Comércio Varejista de Calçados.

Produto a ser comercializado: Calçados.

Nome fantasia: Rafaela Coutti

Razão Social: Comércio de Calçados RC LTDA.

Endereço da empresa: Rua Dr. Jorge Xavier da Silva,1065. Bairro:Centro. Castro-Pr

ETAPA 2

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

As principais técnicas de análise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual tem diferenças em relação ao conceito de lucro, que é um conceito contábil.

A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.

A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo.

O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar o óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite.

As causas podem ser:

Os prazos para pagamentos, oferecidos aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à sua empresa;

O valor das parcelas das compras realizadas em datas sazonais, como por exemplo, Natal e Dia das Mães, são mais altos que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com