TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Tese: TIPOS DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Tese  •  4.243 Palavras (17 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 17

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Todo investidor busca criar condições favoráveis em um investimento, sendo ela dividida em três aspectos básicos: retorno, prazo e proteção. Ao avaliar determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar, portanto, sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade.

Todos os tipos de investimento existentes no Sistema Financeiro Nacional abrangem aplicações em ativos diversos, negociados no mercado financeiro (mercado de crédito). A rentabilidade proporcionada por cada tipo de investimento depende diretamente da variação de desempenho do ativo financeiro utilizado como referência do investimento.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias: Investimentos públicos, Investimentos privados, Investimentos mistos.

a) Investimentos Públicos – São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais.

b) Investimentos Privados – Sendo os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista, esse tipo de investimentos são disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.

c) Investimentos Mistos – Em grande parte são disponibilizados pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário.

Podemos afirmar que os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia quanto para as organizações. Nas organizações ele influencia em sua expansão e reposição de capital.

A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos, aumentando fábricas, empresas e fazendas das unidades produtivas o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB).

Contudo, o mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis e cabe ao administrador analisá-los de forma racional, objetivando escolher as melhores opções, considerando a situação econômica, financeira e ambiente empresarial.

EMPREENDIMENTO ESCOLHIDO PELA EQUIPE

Empresa: Unique Studio Hair

Localização: Rua Henrique Felipe, nº: 58 Nova Cidade – São Gonçalo – RJ

Segmento: Salão de Beleza.

Produtos comercializados: produtos de tratamento de beleza como shampoo, condicionadores entre outros.

Porte/tamanho: pequeno porte

Missão: Interagir com a beleza natural que cada um (a) de nós já possui. Para que possamos sentir o nosso potencial e elevar a autoestima.

Visão: Ser reconhecido como um ótimo salão de beleza com qualidade e excelência em nossos serviços.

Valores: Buscar continuamente uma boa relação com os nossos clientes e colaboradores. Respeitando a saúde e prezamos por um ambiente, produtos e equipamentos limpos e higienizados. Toalhas embaladas e lacradas individualmente.

Justificativa: um dos membros da equipe é gestora e cabeleira do salão.

Nome do contato: Ingrid Araújo

Cargo: gestora e cabeleira

O CONCEITO DE FLUXO DE CAIXA

As principais técnicas de análise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa o qual tem diferenças em relação ao conceito de lucro, o qual é um conceito contábil.

A primeira diferença é que o fluxo de caixa de análise de investimentos deverá ser um fluxo de caixa projetado, uma estimativa de ganhos ou perdas futuros, uma vez que o projeto ainda não tenha sido implantado, sendo apenas uma possibilidade futura. Em última instância a análise de investimento resume verificar se esse fluxo de caixa do projeto tem viabilidade econômico-financeira de realização, definindo se o investimento é viável ou não.

A segunda diferença é sobre como se consideram os valores no tempo. Há dois conceitos diferentes quanto à data a ser considerada de determinado valor:

1) Conceito de competência (econômico) – É utilizado nas demonstrações financeiras e adotado pela contabilidade. Esse conceito implica considerar os valores por apropriação, quando há ocorrência do fato gerador do valor, a que período de tempo ele compete.

2) Conceito de caixa (financeiro) – É utilizado para o gerenciamento das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa. Esse conceito é adotado pela tesouraria da empresa e implica considerar os valores por data de pagamento ou recebimento, independente de quando foram gerados.

FLUXO DE CAIXA RELEVANTES

São demonstrações que apresentam apenas as variações monetárias ocorridas no caixa da empresa. Entretanto, a ênfase dada aos fluxos de caixa de um orçamento de capital está associada à realização de um projeto, que são chamados de fluxos de caixa relevantes. Ao analisar um projeto de investimentos, o analista financeiro deve apenas preocupar-se com estes fluxos.

O fluxo de caixa de qualquer projeto, que possua padrão convencional, pode incluir quatro componentes básicos:

Os fluxos de caixa são de quatro tipos básicos do projeto de investimento:

• Investimento inicial - É à saída de caixa relevante que ocorre devido à compra dos ativos no início do projeto. Os ativos podem ser tangíveis ou intangíveis e estes estão associados ao projeto proposto;

• Entradas de caixa operacionais - As receitas operacionais incrementais, ou seja, o resultado do investimento ao longo de sua vida útil. São decorrentes da venda do produto ou da prestação do serviço;

• As despesas operacionais - São os custos necessários ao funcionamento normal do que esteja previsto no projeto em cada período;

• Fluxo de caixa residual - É o fluxo de caixa não operacional, após o imposto de renda, que ocorre no final do projeto, em geral decorrente da liquidação do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com