TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Artigo: TIPOS DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Artigo  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

TIPOS DE INVESTIMENTOS

O que é investimento?

De maneira simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro.

Os investimentos tem importância fundamental tanto para economia quanto para as organizações. Com o fluxo continuo de investimentos a economia de qualquer país pode crescer. Com esta informação pode-se claramente entender que para que a economia cresça e necessário o aumento de investimentos nos setores produtivos.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mais, basicamente, dividem-se em três grandes categorias quanto divido em relação sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimentos:

Investimentos Públicos – São recursos disponibilizados pelo governo ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos não têm objetivo gerar retornos financeiros e sim retornos sociais. Temos como exemplos de investimentos públicos os hospitais, as escolas, redes de saneamento básico, pavimentação de ruas entre outros.

Investimentos Privados – São recursos disponibilizados por pessoas Jurídicas ou Físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de emprego e tributos de qualquer país capitalista. Temos como exemplos de investimento privado as fabricas particulares, empresas de prestação de serviços particulares, lojas de varejo, shopping centers, entre outros.

Investimentos Mistos – São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas e em parte por pessoas Físicas ou Jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno financeiro. Temos como exemplo de investimentos misto a Petrobras e o banco do Brasil.

Principais aplicações financeiras no Brasil

As aplicações financeiras são utilizadas por empresas ou pessoas físicas que possuam algum valor em dinheiro disponível, e assim receber juros pela aplicação. As empresas que possuem um grande caixa se preocupam com estas aplicações, devido as altas taxas de juros no Brasil, que podem significar uma considerável fonte de receita para a empresa. As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

 CDB – O Certificado de Deposito Bancário é emitido por uma instituição financeira, normalmente um banco privado ou publico, em troca de um depósito que só pode ser resgatado após um determinado período. O CDB é um instrumento bastante flexível de renda fixa e pode ser emitido tanto com taxa pré-fixada quanto com taxa pós-fixada.

 Caderneta de poupança – é um instrumento bastante tradicional de renda fixa e anualmente, sua rentabilidade é um misto entre taxa pré-fixada e pós-fixada.

 Debêntures – São títulos emitidos por empresas privadas , normalmente por prazos longos, trata-se de um instrumento de renda fixa, e além da credibilidade da empresa emissora podem oferecer garantias adicionais, como possibilidade de conversão em ações.

 Ações de empresas - As ações são um instrumento de renda variável e seus proprietários obtêm retorno do investimento de duas formas:

- Recebimento de dividendos (equivalentes a distribuição de lucros);

- Ganho de capital, que ocorre quando as ações aumentam de valor.

 Fundos de investimentos – São “condomínio” de investidores que se unem para obter melhores condições de negociação, possuem CNPJ e regras próprias. A rentabilidade é calculada e dividida entre os investidores.

 Títulos públicos – são emitidos pelo governo com a finalidade de financiar a divida publica. Esses fundos podem ser pré-fixados ou pós-fixados especialmente na taxa Selic, IGP-M ou IPCA e em moeda estrangeira e podem ser comprados por fundos de investimentos, empresas ou mesmo pessoas físicas.

EMPREENDIMENTO

Após uma extensa pesquisa de analise das informações apresentadas no desafio, é inquestionável que pequenas e medias empresas são fontes de empregos e renda, em equipe decidimos trabalhar no ramo de sapataria infanto-juvenil, pois este é um ramo do comercio que dificilmente passa por crises, entendemos que os desequilíbrios deste mercado são raros, partimos da ideia básica, visto que constantemente temos a necessidade de andarmos calçados, assim como, a influencia da moda, da profissão, do conforto, da saúde, etc., que nos faz quase forçosamente, comprar novos pares de sapato, colocando esse segmento de negócio em situação bastante confortável.

Referindo-se ao ramo varejista com clientela infanto-juvenil a procura pelo produto é ainda maior, pois existe a necessidade física e a vaidade de estar na moda que são peculiaridades nessa faixa etária, sem contar com os constantes crescimentos dos pés das crianças e adolescentes, o que os levam a procurar sempre as novidades do mercado, fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com