TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa Interna de Retorno (TIR)

Resenha: Taxa Interna de Retorno (TIR). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Resenha  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  518 Visualizações

- Menor do que zero: indica que o investimento não é economicamente atrativo porque o valor presente das entradas de caixa é menor do que o valor presente das saídas de caixa. (Entre vários projetos de investimento, o mais atrativo é aquele que tem maior Valor Presente Líquido).

Taxa Interna de Retorno (TIR)

A Taxa Interna de Retorno é o percentual de retorno obtido sobre o saldo investido e ainda não recuperado em um projeto de investimento. Matematicamente, a Taxa Interna de Retorno é a taxa de juros que torna o valor presente das entradas de caixa igual ao valor ao presente das saídas de caixa do projeto de investimento.

Utilizando uma calculadora financeira, encontramos para o projeto P uma Taxa Interna de Retorno de 15% ao ano. Esse projeto será atrativo se a empresa tiver uma TMA menor do que 15% ao ano.

A Taxa Interna de Retorno de um investimento pode ser:

Maior do que a Taxa Mínima de Atratividade: significa que o investimento é economicamente atrativo;

Igual à Taxa Mínima de Atratividade: o investimento está economicamente numa situação de indiferença;

Menor do que a Taxa Mínima de Atratividade: o investimento não é economicamente atrativo pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento sem risco. (Entre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com