TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa Interna de Retorno

Tese: Taxa Interna de Retorno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Tese  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇAO:

O presente trabalho apresentado as disciplinas de matemática financeira, teoria econômica, administração orçamentária, direito tributário e administração financeira, é apresentado a universidade UNOPAR Londrina, e tem por objetivo tratar temas como: controle e o planejamento financeiro, demonstrativo orçamentário, fluxo de caixa, playback descontado entre outros.

A importância de saber como são estruturadas as demonstrações financeiras e como analisá-las, auxilia o administrador financeiro a tomar decisões que possibilitam grandes retornos financeiros e crescimento à empresa. Com estes conhecimentos, eles podem ainda identificar e descobrir a política financeira dos concorrentes, e adotar critérios que poderão superá-los.

Esses conhecimentos garantem uma visão estratégica dos planos da empresa, possibilitando novas decisões, permitindo estimar seu futuro, suas limitações e potencialidades, e todos aqueles que se relacionam com a empresa, devem estar munidos desses conhecimentos.

No entanto, muitas empresas principalmente as que não tem um administrador financeiros, não tem conhecimento de como desenvolver esse trabalho, o que é um grande problema, pois acabam tomando decisões precipitadas, ou não da melhor forma possível. O administrador deve saber estruturar os dados coletados e conhecer o significado de cada, também é preciso conhecer bem os indicadores utilizados e suas finalidades, para que efetuem uma ótima análise financeira

Cada vez mais torna-se importante o conhecimento de finanças para os administradores, os quais tendem que este conhecimento faça parte dos administradores de todas áreas como marketing, produção, estoques e etc. Para que as estratégias da organização se encaixem de forma com que tenhamos tomadas de decisões, que visam maximizar os lucros da empresa, com custos adequados e coerentes com seu capital investido dentro das decisões tomadas e as planejadas para o futuro.

Para tanto, a analise o planejamento o controle financeiro são essenciais para os administradores tomarem decisões referentes a otimização dos recursos, ou seja saber quando como e quando investir.

A empresa PORT CARRO atentou-se para a necessidade de operar em um novo segmento de negocio, mas atrativo, a revenda de carros novos e usados. Para tanto será necessário um bom planejamento financeiro, em traçar metas e elaborar planos direcionados que organizem e defina as ações a serem utilizadas.

O controle e o planejamento financeiro se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação, também deve se levado em conta o mercado, prevendo o que acontecerá caso o planejado não ocorra.

O demonstrativo orçamentário da empresa é a demonstração contábeis que representam a situação econômico-financeira, evidenciando, em um determinado momento, o resultado das operações relacionadas às origens e aplicação de recursos pelos órgãos da administração.

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

De acordo com a legislação as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto; as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Também é necessário que a empresa se atente ao fluxo de caixa projetado e prevendo previsões de gastos e receita para que se possa identificar antecipadamente problemas que possam surgir. O fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período, pode ser diário, semanal, mensal, etc., é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e de todos os demais elementos que representem as movimentações de recursos financeiros da empresa.

O planejamento com a execução real e suas medidas corretivas. a necessidade de se cruzar A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é justamente evitar que as atividades não condizem com o que foi planejado. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo. Sem o controle, você nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

O orçamento de capital é um conjunto de recursos no qual são enfatizados os resultados da organização para que o administrador financeiro possa tomar as decisões de aquisições de ativos de longo prazo.

O valor do dinheiro no tempo e uma das ferramentas mais importantes no orçamento de capital, pois se tem a exata noção das oportunidades e das alternativas de investimento. A elaboração do orçamento de capital esta totalmente vinculada a analise de viabilidade dos projetos de investimento de longo prazo, bem como a sua implementação e acompanhamento. Para a preparação de um orçamento capital precisamos de cinco etapas distintas: geração de proposta, avaliação e analise, tomada de decisão, implementação e acompanhamento.

A taxa interna de retorno (TIR), demonstra o lucro que a organização obteve ao investir em um determinado projeto, apresentando-se na forma clara a taxa percentual, assim, mostra de forma clara a taxa de retorno que esta inserida em um projeto. deste modo a TIR, pode ser definida como a taxa percentual de desconto que alinha o valor das entradas ao investimento inicial do projeto .

O playback descontado é uma ferramenta utilizada como critério para avaliação de investimentos. mostra em quanto tempo o investimento inicial, sem considerar nenhuma taxa de juros, ira retornar aos investidores. ela é encontrada na soma simples do fluxo de caixa mês a mês ate o resultado ser igual ao investimento inicial.Ou seja é o período de tempo exato e necessário para a empresa recuperar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com