TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOMADAS DE DECISÕES

Casos: TOMADAS DE DECISÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  4.018 Palavras (17 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DALVA ELENIR CASTRO

ESTRATÉGIA E SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES

Luís Euardo Magalhães

2012

DALVA ELENIR CASTRO

ESTRATÉGIA E SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:, Teoria dos JogosAdministração de Sistema de Informação, Administração Estratégica, Pesquisa em Negócios Orientador:Profº: Alexandre Cabral, Luis Cláudio Perini, Ivan , Henry Nonaka.

Luís Eduardo Magalhães

2012

Caso: BRASPRESS: encantar o cliente ou buscar um cliente encantador?

Primeiro desafio: Administração do Sistema de Informações

A variedade de soluções tecnológicas disponíveis somada às características particulares das necessidades dos usuários finais tem contribuído para o aumento da complexidade dos sistemas de informação, exigindo um maior planejamento e organização do ambiente informacional. Por outro lado, tanto a reflexão acadêmica quanto a prática empresarial em matéria de gestão das organizações na chamada economia do conhecimento têm ressaltado a importância da gestão sistemática da informação e do conhecimento para o bom desempenho organizacional, e proposto novos conceitos como a gestão do conhecimento, ricos em implicações para os sistemas de informações.

Nascimento de novas oportunidades de comunicação de dados, áudio, vídeo, arquivos, tudo que possa tornar-se um arquivo de leitura. Surgimento de novos mercados, transferência de informações bancárias e de mercados, novo ambiente de vendas e propaganda, programas de vida virtual com moeda própria e empresas investindo, sistemas integrados que permitem que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo tenha acesso a uma infinidade de informações.

Muitas informações desnecessárias, problemas de propagação de boatos e falsas informações, propagação de vírus que permitem novos tipos de crimes, conteúdo disperso e muitas vezes inadequado para algumas pessoas que estão utilizando a internet.

Comunicação entre funcionários instantaneamente, passagem de arquivos de trabalho de forma dinâmica, sistemas integrados da empresa em um único programa, possibilidade de trabalho integrado com várias pessoas espalhadas no mundo todo.

Empresas aéreas utilizam a comunicação via internet para vender passagens aéreas on-line. Com isto os clientes não necessitam ir até uma empresade turismo para comprar as passagens, os próprios clientes podem optar porhorários e destinos instantaneamente. Além disto, a empresa controla constantemente a quantidade de passageiros, evitando a venda a mais de passagens, evitando inconvenientes como o overbooking.

Hoje a Internet é uma entidade pública, cooperativa e auto-sustentável, que tem acesso de centenas de milhões de pessoas no mundo todo. Fisicamente, a Internet utiliza uma parte dos recursos totais da rede de telecomunicações pública já existente (operadores de telecomunicação que prestam serviços). Tecnicamente, o que distingue a Internet é o uso de um conjunto de protocolos chamados TCP/IP - Transmission Control Protocol/Internet Protocol. O TCP/IP é um conjunto de protocolos de rede de telecomunicações utilizado para Internet, intranet e extranet e que se tornou um padrão de fato definido pelo World Wide Web Consortium - W3C (TURBAN, MCLEAN E WETHERBE, 2004).

A Intranet é uma espécie de mini-Internet interna das empresas. É uma plataforma de Rede independente, com informações internas da organização voltadas aos funcionários da mesma. Uma Intranet facilita a comunicação dentro da empresa, principalmente de cima para baixo, fornecendo acesso fácil e rápido a informações e dados corporativos, sem necessidade de papéis ou de envio de comunicados individuais.

O termo “intranet” surgiu nos Estados Unidos, em 1994, chegandoao Brasil no ano seguinte, servia para denominar uma arquitetura, similar à utilizada na Internet, para redes coorporativas internas.

As principais diferenças entre Intranet e Internet são que a Intranet lida em sua maioria com informações próprias da empresa e seu público-alvo é apenas os funcionários, já a Internet contém informações sobre tudo o que se podeimaginar e seu público-alvo está espalhado pelo mundo. Em algumas corporações, na Intranet são disponibilizadasatualizações de Softwares utilizados na empresa, dicas de segurança, entre outros.

A aceitação da Intranet nas organizações costuma ser alta, pois é de fácil e prática utilização, tem como principal objetivo o compartilhamento de informações, o que facilita o trabalho de todos na empresa, além de ser uma tecnologia relativamente barata.

Porém há alguns pontos negativos, como tempo de resposta ruim, excesso de informações, como há informações para todos os funcionários muitas vezes há informações desnecessárias para alguns. E também passa por alguns problemas de sites comuns da Internet, Como dificuldades em navegação e atualização. É preciso que a Intranet seja constantemente atualizada, para deixaras informações importantes acessíveis aos funcionários e retirar as informações já ultrapassadas, por isso é preciso que alguém fique responsável por atualizar a Intranet.

Intranet é utilizada nas organizaçõespara uma maior e melhor integração e transferência de informações entre os funcionários da mesma.

A intranet (Web Interna) é o uso das tecnologias e protocolos da Internet (WWW) para criar uma rede privada, geralmente dentro de uma empresa. São projetadas para serem redes abertas, seguras e internas, cujo software de navegação oferece acesso fácil para seus usuários acessarem informações de uma empresa, usando para isso conceitos e ferramentas da Web (Tur A Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com