TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOPOGRAFIA APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho Universitário: TOPOGRAFIA APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 3

1. CONCEITOS GERAIS DO ESTUDO TOPOGRÁFICO:

1.1. DEFINIÇÃO DE TOPOGRAFIA:

Topogafia – palavra composta de duas definições gregas: topos, que significa lugar e graphein, que significa grafia, escrita. Em outras palavras Topografia significa descrição de um lugar.

É a ciência aplicada cujo objetivo é representar, no papel, uma porção terrestre, mostrando sua forma, sua posição e suas dimensões. Configuração de uma porção de terreno com as benfeitorias que estão em sua superfície. Ela permite representação, em planta, dos limites de uma propriedade e dos detalhes que estão em seu interior.

É a Topografia que, através de plantas com curvas de nível, representa o relevo do solo com todas as suas elevações e depressões. Também nos permite conhecer a diferença de nível entre dois pontos, seja qual for à distância que os separe; faz-nos conhecer o volume de terra que deverá ser retirado (corte) ou colocado (aterro) para que um terreno, originalmente irregular, torne-se plano, para nele se edificar ou para quaisquer outras finalidades.

A porção terrestre mencionada é limitada para os trabalhos de Topografia, pois eles são definidos no plano horizontal; portanto, não poderão ultrapassar 30 Km de extensão. Essa consideração é necessária porque o formato da Terra é esférico.

1.2. DIVISÕES DA TOPOGRAFIA:

A Topografia comporta duas divisões principais, a planimetria e a altimetria.

Na planimetria são medidas as grandezas sobre um plano horizontal. Essas Grandezas são as distâncias e os ângulos. Para representá-las teremos de fazê-lo através de uma vista de cima, e elas aparecerão projetadas sobre um mesmo plano horizontal. Essa representação chama-se planta.

Pela altimetria fazemos as medições das distâncias e dos ângulos verticais que, na planta, não podem ser representados. Por essa razão, a altimetria usa como representação a vista lateral, ou perfil, ou corte, ou elevação.

1.3. GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS:

As grandezas mais freqüentes na Topografia são distâncias e ângulos. Para distâncias, a unidade universalmente empregada é o metro com seus submúltiplos: decímetro, centímetro e milímetro. Para ângulos, emprega-se o grau decimal e o grau sexagesimal.

O grau sexagesimal é 1/360 da circunferência, sendo cada grau dividido em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos.

2. REVISÃO DE MATEMÁTICA

A Topografia utiliza diversas relações da Matemática, principalmente a Geometria e a Trigonometria, amplamente usadas em várias operações, como no levantamento, no projeto, na locação e no acompanhamento dos trabalhos.

2.1. Revisão de Geometria – a geometria é a parte da matemática interessada nas questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras.

2.1.1. Elementos da Geometria – são as formas que ela utiliza para se expressar, como: ponto, reta, ângulos etc.

2.1.2. Segmento de Reta

É a parte formada entre dois pontos considerados em linha reta.

2.1.3. Ângulo

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com