TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia a engenharia civil

Por:   •  6/12/2015  •  Seminário  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA XAVANTINA

CURSO BACHERELADO DE ENGENHARIA CIVIL

APLICAÇÃO DE RCD EM CONCRETO ESTRUTURAL

Nova Xavantina-MT

2015

APLICAÇÃODE RCD EMCONCRETOESTRUTURAL

Apresentado como pré–projeto para obtenção da nota parcial de Metodologia Científica ministrado pela Prof. Fabiana

.

Nova Xavantina-MT

2015


RESUMO

Este trabalho apresenta os resultados obtidos através de ensaios destrutivos e de revisões bibliográficas a resistência mecânica de corpos de prova feitos de concreto estrutural misturado em determinadas proporções com RCD, afim de que possamos realizar analises e comparações com corpos de prova confecciona do com concreto estrutural comum.

Palavras-chave: RCD,Concreto estrutural,Concreto reciclado.


SUMÁRIO

Sumário

1.   Introdução ..................................................................................... 7

2.   Desenvolvimento............................................................................7

2.1 Objetivo Geral................................................................................8

2.1.1Objetivo especifico......................................................................8

2.2Hipótese de Metodologia................................................................9

Referências ...................................................................................13


1.INTRODUÇÃO

A partir de uma pesquisa elabora da por Schneider(2004), foi possível observar que nos Estados Unidos da América são gerados cerca de 136 milhões de toneladas de RCDs todos os anos, sendo que apenas 25% desse total é submetido ao processo de reciclagem. Assim sendo Jhon, citado por Karpinsky(2009), afirma que a construção civil torna-se a possível atividade humana com o maior impacto sobre o meio ambiente. Tendo em vista este grave problema, tem-se buscado varias alternativas para o aproveitamento deste “lixo”gerado pela construção civil, um destes modos de aproveitamento é aplicação desses RCDs na confecção do concreto estrutural, sendo estes utilizados como agregados,tanto graúdo como miúdo.

Porém na busca pelo traço exato envolvendo RCDs nos deparamos com diversos problemas como já vem sendo percebido por diversos pesquisadores como Ângulo (2009) que notou a variabilidade da proporção entre agregados graúdos e miúdos, da granulometria, do teor de material pulverolento. Devido estas particularidades dos agregados provenientes de RCD, os mesmo normalmente não atendem as normas destinada sãos agregados naturais.

Com isso torna-se necessário a obtenção deste traço através de ensaios destrutivos e revisões bibliográficas que nos indicam caminho inicial a ser seguido até a obtenção deste traço por nossos próprios ensaios e por leis já testadas.

2. DESENVOLVIMENTO

A pavimentação no centro da cidade de  Nova Xavantina-MT utiliza inter-travados de alta resistência, foi resolvido que buscaríamos uma maneira alternativa de aproveitamento do resíduo gerado pelo polimento do piso de granitina, visto que este resíduo seria descartado sem nenhum aproveitamento.

Assim sendo foi estudado a composição básica do RCD gerado e como o mesmo poderia ser aproveitado, visto que este possui comportamento aglomerante e com diâmetro muito pequeno sendo um material pulverolento resolvemos inicialmente aplica-lo substituindo parcialmente a areia fina, que é um agregado utilizado para a confecção dos pisos inter-travados.

Baseado nos resultados obtidos por Fazzan (2011), que possui linha de pesquisa similar, resolvemos que substituiríamos 10% da quantidade volumétrica de areia


fina pelo RCD gerado pela granitina. Realizado os ensaios destrutivos nos corpos de prova no Laboratório da UNESP-Ilha Solteira/SP obtivemos excelentes resultados que se comparados com os traços anteriores obtiveram crescimento em média de 34,21% da resistência a tensão dos pisos. O que nos motivou a realizarmos estudos e buscarmos novas leis as quais pudéssemos determinar um traço teórico deste pisos, colocando como meta obtenção de pisos com resistência média de 32Mpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com