TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL

Ensaios: TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR EM TECNOGIA DE GESTÃO RECURSOS HUMANOS

VALDEMIR SIMÃO ORDONHO

TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL

Pontes e Lacerda

2013

VALDEMIR SIMÃO ORDONHO

TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL

Produção individual da Universidade Norte do Paraná Virtual – UNOPAR Virtual

Prof.ªJoenice Dias, Ulysses Januzzi, Elizette Zampronio, Henri Nonaka e Márcia Bastos

Pontes e Lacerda

2013

INTRODUÇÃO

Economia e Modelos de gestão

1) Quais as vantagens que a empresa teria se contratassem com autonomia de horário ( horário flexível )?

Evitaria atrasos, desgaste do funcionário (devido ao horário intenso de trânsito e obrigações particulares). Enfim, o funcionário se sentiria mais satisfeito ao desempenhar as funções. Por outro lado, as empresas ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. Com isso a empresa, deixa de se preocupar com horários de entrada e saída e passa a focar apenas no resultado dos trabalhadores. E a qualidade do serviço se torna satisfatório o que é realmente importa para a empresa.

O número de empresas que leva em consideração o impacto da rotina na satisfação e produtividade dos funcionários está aumentando – e elas começam a oferecer alternativas de horários para que os funcionários consigam dar conta de um dia a dia cada vez mais agitado. As vantagens são óbvias: sem as amarras do relógio, o colaborador passa a se dedicar para cumprir as tarefas às quais se comprometeu em vez de se esforçar para terminar a jornada de trabalho diária. Por isso mesmo, os profissionais liberais e aqueles que trabalham com tecnologia são os mais beneficiados pelos horários de trabalho diferenciados.

”

2) Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com a autonomia de horário (horário flexível)?

De um lado, os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. De outro, empregados focam no resultado, com liberdade de administrar seu horário.Ficaria mais motivado e satisfeito ao saber que poderia a alterar o meu horário de expediente e não precisaria justificar atrasos, faltas ou ausências. Isso facilitaria a minha vida dentro da empresa, podendo resolver meus assuntos pessoais durante o horário de trabalho se necessário. Com essa Liberdade de administrar o meu horário, focaria apenas na realização das tarefas e nos resultados, com uma perfeição técnica e uma produtividade maior, tendo uma margem de lucros para a empresa bem melhor.

3) Agora faça um breve relato sobre a nova era em que vivemos (era pós-industrial, era da informação ou da sociedade do conhecimento), abordando sobre o ambiente das organizações e o estereótipo ideal do homem atual das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto acima.

Vivemos na era Pós-industrial, um novo mundo, onde o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental, pelos computadores. Nela cabe ao homem uma tarefa para a qual é insubstituível: ser criativo, ter idéias. Durante muito tempo o maior desafio foi à eficiência, isto é, fazer o maior número de coisas no menor tempo. Assim, o ritmo de vida deixou de ser controlado pelas estações do ano e tornou-se mais dinâmico. A era Pós-industrial é conhecida também como a era da Informação e do Conhecimento. Mas é preciso que saibamos distinguir informação de conhecimento.O estereótipo que define que homens e mulheres possuem estilos de liderança distintos e que o masculino é o mais adequado para situações de controlo e chefia organizacionais assume particular relevância no estudo da discriminação das mulheres na gestão. Acredita-se que a interiorização desta norma social leva a que as mulheres nos processos de recrutamento, de seleção e de promoção sejam preteridas em favor dos homens.

4) Por fim leia o artigo do jornal "O Estado de São Paulo" (28/02/2013) - Caderno "Economia & Negócios" , sobre a decisão da Yahoo em acabar com o trabalho em casa. Faça uma reflexão sobre os dois textos que relatam dois contextos distintos: a previsões futuras em 2007 e a realidade atual em 2013. Compare os dois momentos e relate sobre a tendência atual das organizações sobre o aspecto.

O trabalho em casa é uma visão utópica de emprego. Hoje, com computadores e smartphones que permitem que as pessoas se conectem, é mais fácil fugir das árduas viagens em meios de transporte e de escritórios lotados para trabalhar no conforto do sofá ou mesmo na praia. Do ponto de vista da estratégia, a estatística parece estar do lado dessas empresas. O Estudo Nacional dos Empregadores, de 2012, um relatório que tem o apoio de grupos defensores dos direitos da família e dos trabalhadores, observa que cerca de 63% das companhias permitem - embora não necessariamente estimulem - que pelo menos alguns funcionários trabalhem parcialmente em casa, no conforto do sofá ou mesmo na praia.

Relações Interpessoais

1) Cite e explique os elementos do processo de grupo.

Os elementos de processo de grupo se divide em 4 partes: papeis, normas, status e coesão.

Cada membro do grupo tem funções e propósitos de estabelecer o status de cada integrante bem como o papel que lhe cabe desempenhar. PAPEL seria a totalidade de modos de conduta que um indivíduo aguarda numa determinada posição no interior de um grupo. O papel é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com