TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Trabalho Universitário: TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  3.331 Palavras (14 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 14

LISTA DE TABELAS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de campo sobre uma Empresa do comércio varejista em nossa cidade Taubaté/SP, e tem por objetivo contemplar os desafios propostos pelos professores, e relacionar tais desafios com a teoria ou seja com a matéria data em aula neste semestre.

FALTA INTRODUÇÃO (RENATA)

2. PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACRoECONOMIA

O grupo em pesquisa de campo a empresa São Bento Comércio de Bebidas LTDA, entrevistou o proprietário administrador, que apresentando ao mesmo os quesitos previamente formulados com a colhida das respostas às quais seguem abaixo:

2.1 IDENTIFIQUE A EMPRESA E OS PRODUTOS POR ELA COMERCIALIZADOS

Empresa São Bento Comércio de Bebidas LTDA, distribuidora de bebidas em geral, situada nesta cidade de Taubaté/SP, oferece os melhores produtos e ofertas a clientes da região, com variedade de bebidas a pronta entrega.

2.1.2 IDENTIFIQUE O PERFIL DOS CLIENTES PESSOAS FISICAS DA EMPRESA: DESCREVA EM QUE TERMOS GERAIS QUAL A FAIXA ETÁRIA DE RENDA, SEXO E O GRAU DE ESCOLARIDADE DOS CLIENTES

A faixa etária de renda dos clientes pessoas física é de acima de dois salários mínimos, sendo a maioria do sexo masculino 90%, grau de escolaridade ensino superior, média de idade de 22 a 60 anos.

2.1.3 IDENTIFIQUE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR VERIFICANDO: OS CLIENTES TÊM PREFERÊNCIA POR ALGUM PRODUTO OU MARCA ESPECÍFICOS, QUAIS SÃO ESTES PRODUTOS? qUANDO O PREÇO DESTES PRODUTOS SOBE O QUE O CLIENTE FAZ? QUANDO NÃO HÁ ESTA MARCA O CLIENTE COMPRA OUTRA? QUAL O GASTO MEDIO DE CADA CLIENTE COM OS PRODUTOS VENDIDODS NA EMPRESA? QUAIS AS FORMAS E PRAZOS DE PAGAMENTO MAIS UTILIZADOS PELOS CLIENTES?

Os clientes tem preferência sim, pelos produtos Brahma; os clientes negociam preço mas mesmo não tendo desconto acabam comprando; sim, o cliente compra outra marca embora tenha sua preferência e por ser outra marca acabam comprando em menor quantidade; cada cliente gasta em media R$ 21.95 em cerveja Skol 600ml; forma de pagamento somente à vista, cartão de débito, cheque e/ou em dinheiro.

2.1.4 EMPRESA REVISA REGULARMENTE SEUS PREÇOS PARA TOMAR DECISÃO SE DEVEM AUMENTÁ-LOS OU MANTÊ-LOS? COMO DECIDE ISTO?

A empresa acompanha o mercado e a política de preços da franqueadora para reajustes.

2.1.5 A INFLAÇÃO INTERFERE NOS PREÇOS DA EMPRESA? COMO?

A inflação não interfere no reajuste dos preços, porque a empresa acompanha o reajuste da franqueadora.

2.1.6 NA DEFINIÇÃO DOS PREÇOS, A CADA VEZ QUE VÃO AUMENTAR, QUAIS SÃO OS PONTOS CONSIDERADOS IMPORTANTES? POR QUÊ?

No ramo de bebidas via de regra, os reajustes são repasses dos fornecedores, porque são feitos sobre acompanhamentos dos players (tabela de jogo dos preços entre os concorrentes da empresa) para que possa chegar a um preço final e repassar aos clientes. Essa tabela é uma pesquisa de preços feita nos concorrentes, analisando não só os preços, mas também a marca e a quantidade dos produtos adquiridos (bebidas), realizando assim uma jogada para saber quanto aumentará o valor do produto da sua empresa..

2.1.7 QUAIS AS FORMAS E PRAZOS DE PAGAMENTO QUE A EMPRESA UTILIZA PARA PAGAR SEUS FORNECEDORES? A EMPRESA FAZ COMPARATIVO DE PREÇOS ENTRE FORNECEDORES NA ORA DE COMPRAR? POR QUÊ?

As formas e prazos de pagamentos de fornecedores utilizados pela empresa são praticamente todos pagos através de boletos e/ou cartão de credito. a empresa faz comparativo de preço entre fornecedores, porque para bebidas há exclusividade de vendas e para gifts (brindes) comparamos qualidade e preço para adquirir produtos originais e licenciados pela AmBev.

2.1.8 EXISTEM CONCORRENTES LOCAIS DA EMPRESA? QUAIS? QUAIS AS ESTRATÉGIAS DE VENDAS MAIS UTILIZADAS PELOS CONCORRENTES? POR QUÊ?.

Sim, existem outros concorrentes de marcas alternativas e com preços menores. A concorrência trabalha fortemente com preços mais competitivos e ações de marketing em eventos. Porque o sabor do chope Brahma é incomparável.

2.2 Segundo desafio – MÉTODOS QUANTITATIVOS

Na pesquisa realizada com o administrador e também empresário responsável, as ferramentas estatísticas mais utilizadas na análise de dados de sua empresa são as Medidas Descritivas e Técnicas de Amostragem Probabilística.

As ferramentas estatísticas mais utilizadas pela empresa em questão para calcular a medida de dispersão relativa (Coeficiente de Variação) dos salários de seus colaboradores, o índice relativo de valor (Iv) do produto de maior valor e para ter um controle dos produtos mais vendido, o administrador utiliza o índice de preços, quantidade e valor de Laspeyres (ILp, ILq e ILv)

Veremos um breve resumo sobre essas ferramentas usada no dia a dia da empresa para melhor entender os dados lançados e citados pelo administrador nesta pesquisa.

2.2.1 Medidas Descritivas

Medidas Descritivas ou Estatísticas Descritiva e a informação advinda dos dados colhidos em uma pesquisa, que no sentido mais restrito, o termo Estatístico é usado para designar os próprios dados ou números deles derivados. Mas em primeira instancia, para chegar na direção à informação, é preciso organizar os dados, em conformidade com a população e/ou com a amostra em estudo.

2.2.2 Medidas de Tendência Central;

Medidas de tendência central é um valor que representa uma entrada típica ou central do conjunto de dados, e as três medidas mais utilizadas são a média, a mediana e a moda.

Mas dentro do que foi citado, o administrador utiliza dentro do item média, a mais comum denominada aritmética, representando a divisão da somatória dos valores observados pela quantidade de valores que é representada pela fórmula da média que pode ser vista a seguir:

A fórmula está representando que a média () é o resultado da somatória dos elementos (n) divididos pela quantidade de elementos (n) da população ou amostra em análise.

2.2.3 Medidas de Dispersão;

Apurado um valor médio para os elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com