TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Trabalho Universitário: TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

O Germinal

O filme Germinal se passa na França, na cidade Montsou. A economia da cidade girava em torno de uma mineradora, onde o filme se passa em grande parte do tempo. Germinal mostra a vida difícil dos operários da mina que, em busca de um salário para sustentar suas famílias trabalhavam duramente em qualidades subumanas e sem equipamentos apropriados de segurança. Recebiam muito pouco, e toda família era obrigada a trabalhar, até mesmo as crianças. A inferioridade dos papéis é clara e presente, vivem em situação de calamidade, na cozinha quase não tinha o que comer nem beber e o estado de armazenamento da água era em condições precárias.

A diferença social era avassaladora. O pobre coisa nenhuma tinha, e o burguês de tudo era dono, tinha mesas fartas, casas nobres e um descaso com a classe trabalhadora. Em busca de emprego surge um homem chamado Etienne, que se une a um pai de família que trabalhava na mina desde os 8 anos. Vendo a tal precariedade criam um grupo de trabalhadores e passam a protestar a situação de abuso e miséria vivenciados, eles começam a se organizar para exigir melhores condições de trabalho e vida.

Como não são atendidos decidem promover uma greve visando uma melhora na qualidade de trabalho e no salário. Porém, não foram todos trabalhadores que aderiram à greve, sendo chamados assim de traidores pelos grevistas. Com isto, várias minas foram fechadas à violência e os operários que ainda trabalhavam foram agredidos. Os proprietários das minas vendo tão grande sacrifício e não querendo tomar mais prejuízo, começam a contratar funcionários Belgas para ocupar os cargos dos grevistas e ameaça despedi-los caso a greve permaneça.

Alguns trabalhadores com receio de ficarem desempregados, e famintos querem retornar ao trabalho, mas outros encorajados preferem morrer a abandonar a causa. O filme mostra a luta e o sofrimento dos trabalhadores para adquirir seus direitos, retratando um momento difícil em sua história e mostrando que até algumas vidas foram perdidas para que os direitos que se tem hoje, como registro profissional, direito à greve e condições de trabalho e saúde se tornassem realidade.

UNIVERSIDADE PAULISTA

NELSON ARAÚJO DE MORAES SOUZA

ECONOMIA E MERCADO

Rio Branco, Acre.

2015

NELSON ARAÚJO DE MORAES SOUZA

RESENHA DO FILME GERMINAL

Trabalho apresentada à disciplina de Economia e Mercado como requisito parcial para avaliação no curso de Tecnólogo em segurança no Trabalho pela Universidade Paulista - UNIP.

Professor: Geferson

Rio Branco, Acre.

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com