TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Exames: TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

PARTE B

Após a leitura das páginas 28 e 30 “A importância e o sentido da ética para o homem”, responda às perguntas 31 a 37.

31) Defina “homo sapiens” e “homo faber”.

R: Homo Sapiens é, um ser humano dotado de Inteligência. Homo Faber é, aquele que tem o manejo da técnica, transforma o mundo material e é por ele transformado.

32) Qual é o diferencial do ser humano frente a tudo que existe? Por quê?

R: Pelo uso da razão, que o torna capaz de refletir, emitir juízos e elaborar conceitos e idéias, é o grande diferencial do ser humano em relação a tudo que existe. Pelo fato que vivem em comunidades, numa constante associação com os seus semelhantes, os humanos são seres sociais, políticos e comunitários.

33) Por que os seres humanos são sociais, políticos e comunitários?

R: Necessitam de afeto e compreensão, de aceitação e de respeito por parte dos outros, assume uma característica psíquica, da mesma forma que, ao experimentar emoções e tentar compreender e definir o belo, e um ser estético.

34) O que é a dimensão ética?

R: A convivência com os outros indivíduos faz com que a pessoa estabeleça juízos de valores sobre o seu modo de ser e também em relação às atitudes dos seus companheiros. Trata-se de sua dimensão ética.

35) Segundo Santos,1994, p.24, como se define cultura?

R: As coletividades humanas dão origem ao que comumente se domina cultura, ou seja, “tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade”. É a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam matérias ou simbólicos.

36) O que é o “ethos cultural”?

R: Seria um sistema de valores implícitos e profundamente interiorizados em cada um de nós e que definem as nossas atitudes diante do meio cultural em que vivemos.

37) Por que quando se fala em cultura se está entrando no campo da ética?

R: Pois a convivência dos homens na sociedade deve acontecer dentro de uma ordem. Devem existir regras, leis e normas que regulem o relacionamento humano e sirvam de orientação quanto ao que é certo ou errado, justo ou injusto, lícito ou ilícito, permitido ou proibido.

38) Elabore uma síntese com cerca de 10 linhas sobre o texto lido.

Bom, o ser humano é diferente por tem sua inteligencia, tem instintos, sentimentos, pode agir por impulso, se relaciona com as pessoas ao seu redor. Vive junto com os seus semelhantes em comunidades. Os seres humanos necessitam de afeto e respeito. Já nascemos em meio uma sociedade já construida e nossas atitudes podem afetar onde vivemos. Entende-se de cultura, tudo o que é desenvolvido sejam materiais ou simbolicos. Esses instrumentos são utilizados para a sobrevivencia, para se comunicar. Vivemos em diferentes formar de cultura, isso já vem de casa desde quando somos pequenos, cada um acaba criando sua personalidade. Sendo assim, cada um respeitando a cultura do outro, fazendo novas aprendizagens e interagindo com novos conviveos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com