TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Pesquisas Acadêmicas: TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo identificar a importância da Administração de micro e pequenas empresa no tocante à aplicabilidade das suas ferramentas para aperfeiçoar o processo da gestão. A sobrevivência das empresas depende cada vez mais de uma gestão subsidiada de informações gerenciais eficientes e precisas para o desempenho das mesmas, que tornem o processo de tomada de decisão o mais racional possível, proporcionando a maximização da lucratividade e da rentabilidade do negócio.

Para cumprir a missão, as empresas interagem com diversos agentes internos e externos, que geram uma série de fenômenos econômicos, sociais, políticos, educacionais, tecnológicos, ecológicos e regulatórios, obrigando-as, na busca da eficácia e de atingir seus objetivos, a buscarem conhecimentos que a administração, contabilidade e economia sozinhas não disponibilizam.

A partir dos anos 90 a abertura mercadológica promoveu o crescimento de oportunidades para novas empresas de pequeno porte, descendentes do processo de empreendedorismo, permitindo aos profissionais com prática nas suas atividades criarem empresas no intuito de conquistar novos horizontes, gerar riqueza para o

ambiente onde estão instaladas, bem como para os próprios empreendedores.

De acordo com a pesquisa do SEBRAE, realizada nas 26 Unidades da Federação e no Distrito Federal, muitas dessas organizações são criadas sem a pertinente orientação sobre os problemas que advirão quando da instalação, tais como: comportamento do setor em relação ao volume de empresas; condições da política de investimento de longo prazo; necessidade de recursos de curto prazo para financiar a capacidade operacional do empreendimento; e capacidade de absorção pelos clientes dos produtos/serviços disponibilizados.

Assim, as empresas de pequeno porte necessitam de apoio estrutural e orientativo ainda maior que as de outros portes, considerando-se as dificuldades encontradas no processo concorrencial, que interferem de forma contundente no seu crescimento e, por vezes, tolhe a oportunidade de permanecer no mercado.

ETAPA 1

O avanço do mundo globalizado permitiu novas formas de administração e de organização, que vieram a flexibilizar relações empresarias, trabalhistas e comercias, além de minimizar problemas burocráticos.

Oportunidade rápida e simplificada de promover a estabilidade de um país, através da geração de empregos, renda e movimentação de economia é as tão conhecidas MPEs.

Em nosso país as MPEs possuem importante papel, como maior fonte de empregos, absorvendo a maior parcela de mão-de-obra, resultante das demissões em massa de grandes empresas. Desta forma, além de fonte de emprego, as MPEs servem de parâmetro para o desenvolvimento social e econômico do país, sendo muito importante o surgimento de políticas fiscais e creditícias.

A MPE é muito diferente de uma grande organização. Uma pequena empresa é dominada por um líder, sendo a presença deste, essencial para o sistema social da organização. O dirigente assume multi- funções, ou seja, por se tratar de uma micro empresa, possui diversas responsabilidades, ao invés de delegar as mesmas. Possui um quadro de gerência pequeno, que muitas vezes restringem-se aos sócios.

Os sistemas de controle são informais ou inexistentes, com controle limitado do meio ambiente e pesquisas de mercado.

Créditos bancários e obtenção de capitais de giro são bastante restritos, uma vez que o pequeno empreendedor não possui bens imóveis para oferecer como garantia financeira.

As pequenas empresas não possuem produção em massa, o que dificulta ter custos reduzidos e grande flexibilidade de produtos, porém, com uma pequena variedade, sendo que ocupam mercados limitados, e dominam uma pequena parte desse segmento. Possuem um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido, chamado de SIMPLES (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas).

O micro empresário deve ter uma visão global e agir localmente, reconhecer a importância das variáveis, saber fazer prognósticos antes que outros façam, ajustar-se às exigências das mudanças e conhecer profundamente seu negócio.

As micros e pequenas empresas, pelo seu porte, e em razão da maior proximidade entre seus membros e clientes, levam vantagem em relação às grandes, especialmente no que tange a rapidez das informações e, das decisões, um diferencial indispensável para sua sobrevivência.

Todos os dias iniciam-se milhares de empresas, porém, poucas têm chance

de prosperar. A maioria não passará da mediocridade e muitas irão fracassar, pois são muitos os desafios que envolvem a atividade empreendedora.

Alguns dos principais desafios enfrentados pelo empreendedor, relacionados a seguir:

1- Desenvolver o conceito de si: a empresa reflete a imagem de seu criador, portanto, é essencial que seu criador se conheça, para saber o que vai criar, os recursos internos de que dispõe, quais deverá adquirir através de seu próprio desenvolvimento ou através de pessoas que o complementem. As pessoas só realizam algo caso se julguem capazes de fazê-lo. A auto-imagem é a base para a construção da crença individual de que se é capaz de mudar algo no mundo, de inovar e convencer pessoas, traços fundamentais do empreendedor.

2- Perfil Empreendedor: a importância de se desenvolver ou aprimorar o próprio perfil como empreendedor, no sentido de usar as características individuais para obter sucesso na atividade empreendedora, utilizando-se dos pontos fortes, mudando ou represando pontos fracos, buscando complementaridade com sócios ou colaboradores. 3- Aumento da Criatividade: as pequenas empresas surgem principalmente da identificação e aproveitamento de oportunidades relacionadas a nichos de mercado, onde existem oportunidades total ou parcialmente insatisfeitas e para atender a tais necessidades é preciso inovar, criar ou introduzir algo que provavelmente ainda não exista ou adaptar, modificar ou melhorar algo já existente. Portanto, para o autor, a criatividade tem papel essencial na atividade empreendedora.

4- Processo Visionário: identificar oportunidades é a essência da atividade empreendedora e não acontece somente quando alguém cria uma empresa. O empreendedor passa a vida toda identificando oportunidades, ou seja, o processo visionário além de ser uma forma de identificar boas oportunidades, é também uma forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com