TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Casos: TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

Resumo: O presente artigo tem como objetivo de explicar a importância do serviço social no mercado de trabalho nos dias de hoje, expondo as dificuldades e as condições de trabalho no setor privado, no setor público e também no terceiro setor, com a finalidade de esclarecer os aspectos fundamentais que cerca o trabalho do assistente social. Mostrando também que o serviço social de hoje não tem vinculação com a filantropia e o assistencialismo. A assistência social é entendida como espaço de reconhecimento dos necessitados, e não de necessidades sociais que exigem políticas sérias de intervenção. Foi apenas com a Constituição de 1988 que a assistência social configurou-se como política pública integrando o tripé da Seguridade Social junto das políticas de saúde e previdência.

Abstract:.This article aims to explain the importance of social work in the labor market today, exposing the difficulties and working conditions in the private sector, the public sector and also in the third sector, in order to clarify aspects fundamental about the work that the social worker. Showing also that the social service now has links with philanthropy and welfarism. Social assistance is understood as a space of recognition of need, rather than social needs that require serious intervention policies. It was only with the 1988 Constitution that social assistance was configured as public policy integrating the tripod Social Security with the health and welfare policies.

Palavras-Chaves: Serviço Social, Trabalho, Desafios da Atualidade.

SUMÁRIO

I – INTRODUÇÃO . . . . . . . . . 05

II – A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE . 06

III – FILANTROPIA E ASSISTENCIALISMO . . . . . 07

IV – O MERCADO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL . . 08

V – O ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE . . . . . 09

VI – CONCLUSÃO . . . . . . . . . 12

REFERÊNCIAS . . . . . . . . . 13

I – INTRODUÇÃO

O objetivo desse desafio é demostrar a importância do assistente social nos dias de hoje e a capacidade de cada profissional na área, onde vem adquirindo experiência a cada dia de forma centrada, buscando o conhecimento, prática e participação.

O serviço social é uma profissão pautada nas políticas públicas, onde se pode ajudar a população no acesso aos seus direitos sociais. Para isso, é preciso enfrentar o maior desafio que é o aumento considerável das questões sociais.

Neste trabalho entendemos a diferença entre Assistencialismo, Filantropia e Serviço Social. Conheceremos o perfil dos Assistentes Sociais no Brasil e sua atuação na área da saúde.

Na atualidade em que vivemos cercados de desigualdades, o trabalho do assistente social tem se tornado muito importante, pois o mesmo atua enfrentamentos das questões sociais, que refletem claramente capital/trabalho.

Para o profissional do serviço social da contemporaneidade o mercado de trabalho está em constante crescimento, sua atuação está em diversas áreas e setores tais como: saúde, educação, assistência social, setor privado e no terceiro setor.

II – A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

O serviço social de hoje está ligado aos fatos do cenário dos processos econômicos, da sociedade, políticas públicas e tem, nos assistentes sociais, uma formação de cunho humanitário, comprometido com valores que respeitam as diferenças das minorias sem discriminação de qualquer natureza tendo em sua compreensão o projeto ético-político da profissão sempre com base em seu código de ética.

A profissão Serviço Social foi regulamentada no Brasil, em 1957 com a lei Nº 3.252. Em 1993, com as transformações da sociedade brasileira, a profissão precisou passar por mudanças e necessitou de uma regulamentação: a Lei nº. 8.662/93. Segundo ENESSO (2009), em 1993 também foi instituído um novo Código de Ética expressando o projeto profissional contemporâneo comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.

A importância do serviço social nos dias de hoje, se faz principalmente porque através da profissão é que a sociedade tem acesso aos direitos sociais por meios das políticas públicas. Podemos destacar que as mudanças políticas, econômicas, culturais e ideológicas e as constantes transformações no desenvolvimento social nos dias atuais é um desafio para o profissional do serviço social, pois o mesmo precisa decifrar a causa dos problemas, sendo um profissional comprometido, apresentando sugestões construtivas que obtenham resultados positivos para a população.

Por isso é importante que os profissionais do serviço social se mantenham atualizados através de capacitações permanentes. Para Santos (2011), “Hoje, o assistente social, modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração e demanda que lhe é colocado e a necessidade de responder as exigências e as contradições da sociedade capitalista.”

No entanto, o serviço social da atualidade tem como objetivo enfrentar e lutar pelas questões sociais que surgem de forma agravante na nossa sociedade, trabalhando coletivamente para o bom desenvolvimento social, com projetos sociais.

Segundo Marilda Iamamoto (2001, p.20),

[...] Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativos e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo.

O profissional assistente social nos dias de hoje é visto com bons olhos tanto pela sociedade, como por outros profissionais e órgãos que regem e supervisionam a saúde, qualidade de vida e a organização da sociedade em sua totalidade, sem discriminação de classe social.

III – FILANTROPIA E ASSITENCIALISMO

Muita gente, ao se referir às ações de promoção social de pessoas necessitadas materialmente, confunde os significados das palavras assistencialismo, filantropia e serviço social, utilizando-as como sinônimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com