TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Ensaios: TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

A literatura infantil leva a criança a um universo onde a imaginação é aflorada e ela pode ser transportada de um mundo a outro vivendo diferentes realidades e emoções, por isso a importância para o seu desenvolvimento. Cagnet (1996) diz:

Literatura infantil é antes de tudo literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real. (p.7).

A faixa etária não é uma regra, mas uma exceção; crianças escolheram seus livros, não de acordo com sua idade, mas vários outros fatores influenciam na escolha do livro, como as ilustrações da capa, as cores vibrantes e os interesses comuns a elas, no entanto, a faixa etária determina a produção dos livros de literatura infantil. O universo dos livros para crianças é amplo e diverso: livros-brinquedo para os menores cumprem uma função lúdica e recreativa que os familiarizam com o objeto livro. Livros animados, que vão desde aqueles que incorporam fantoches para que a criança os manipulem.

Temos livros instrutivos cuja finalidade é ensinar aos pequenos leitores como fazer algo passo a passo, geralmente acompanhado de ilustrações claras e precisas. Cujo objetivo é dar uma informação clara e precisa, ao alcance da compreensão infantil, acerca de diferentes temas: o universo, a natureza, a história, a geografia, que se diferenciam do texto escolar porque seus conteúdos não são um guia programado.

A importância da literatura infantil de fato quando trabalhado de maneira coerente e que atenda ao desenvolvimento infantil, aumenta e melhora o comportamento leitor das crianças. A forma como os professores contam história faz diferença também nesse comportamento em relação às leituras. A ludicidade apresenta benefícios para o desenvolvimento da criança: a vontade da criança em aprender cresce, seu interesse aumenta, pois desta maneira ela realmente aprende o que lhe está sendo ensinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com