TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO AVALIATIVO DE ESTATÍSTICA

Artigos Científicos: TRABALHO AVALIATIVO DE ESTATÍSTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE

O aprendizado de Estatística nos cursos de Engenharia tem como objetivos dar ao aluno uma visão geral da disciplina; da parte descritiva (organização, resumo e apresentação de dados) e inferencial (tirar conclusões sobre uma população e noções de probabilidade). Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Unianhanguera. Disponível em:<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>. Familiarizar o estudante com terminologia própria; observar, interpretar, compreender e tirar conclusões de fenômenos e associar o aprendizado ao cotidiano e a parte técnica da engenharia à qual o estudante está inserido, bem como, relacionar o aprendizado no contexto sociocultural e ambiental da atualidade.

O trabalho tem como base obter dados no seu ambiente de trabalho, nas vizinhanças da sua residência, em um grupo de pessoas. Com base nessa coleta fazer a organização, crítica, apuração, exposição, análise dos dados e tirar conclusões a respeito desses dados coletados. Esse desafio deve ser feito em etapas e a partir do momento que os conceitos forem discutidos em sala de aula. Como exemplo de situações que podemos discutir, temos:

a) IDADE, ESTATURA, PESO E OUTRAS CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS E ANIMAIS;

b) DIÂMETRO, COMPRIMENTO, PESO, MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS ESPECÍFICAS DE PEÇAS E COMPONENTES NA INDÚSTRIA;

c) PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA OU DE CANDIDATO COM PRETENSÕES POLÍTICAS EM ELEIÇÕES, OUTRAS.

OBJETIVO DO TRABALHO

Ao final da atividade o aluno deverá apresentar um relatório que contemple inicialmente uma distribuição de frequências original a partir dos dados obtidos.

ETAPA 1

Essa atividade será importante para que o aluno conheça os conceitos gerais de estatística e a distribuição de frequência, pois este assunto será utilizado em quase todo o conteúdo da disciplina. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS:

Passo 1:

Elaborar um relatório descrevendo a disciplina Estatística, histórico, definições, conceitose em que meio profissional o aluno está envolvido.

As primeiras aplicações da estatística estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos à administração pública. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.

Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis.

Durante o século XX, a criação de instrumentos precisos para a agronomia, saúde pública (epidemiologia, bioestatística, etc.), controle de qualidade industrial e propósitos econômicos e sociais (taxa de desemprego, econometria, etc.) necessitavam avanços substanciais nas práticas estatísticas.

Hoje, a utilização da estatística se expandiu para muito além das suas origens. Indivíduos e organizações usam a estatística para compreender dados e tomar decisões bem-informadas nas ciências naturais e sociais, na medicina, nos negócios e em outras áreas.

A estatística é geralmente tida não como um ramo da matemática, mas como uma área distinta, ainda que intimamente relacionada. Muitas universidades mantém departamentos separados de matemática e estatística.

Em meu meio profissional estou envolvido com a Indústria Automobilística, trabalhando na fábrica de Motores da Ford Taubaté como Inspetor de Qualidade.

Passo 2:

Definir através de uma coleta de dados, um conjunto de no mínimo 100 valores referentes à proposta inicial desse trabalho.

Dados Coletados:

# Nome Peso (kg) # Nome Peso (kg)

1 Adilson Porfirio Pereira 75 51 Marcos aurelio marques 104

2 Adriano Aparecido de Oliveira 89 52 Marcos cesar ferreira matos 93

3 Alessandra Jose Alberti 87 53 Marcos francisco ribeiro dias 80

4 Alessandra Rodrigues de Santana 54 54 Marcos roberto serafim 62

5 Alice Girardi Canesso 83 55 Maria gabriela costa dias andriotti 99

6 Alice pimenta rodriguez de Paula 89 56 Mariana terra teixeira 101

7 Anderson vieira da mata 82 57 Marina soares scomazzon 94

8 Andre bueno da silva 62 58 Marlon eduardo duarte 97

9 Andressa das neves teixeira 98 59 Matheus mendes lucas 94

10 Andressa salicano correia 102 60 Michelle gallera dias 71

11 Arthur carneiro chini 77 61 Michelle savick 69

12 Beatriz aparecida vessalli 58 62 Natália barbosa argiles gonçalves 72

13 Bruna souza silveira 70 63 Natasha pergher silva 62

14 Bruno felipe garcia goncalves 76 64 Nathassia arrua de oliveira 98

15 Caio nakavaki de oliveira 56 65 Nina becker lewkowicz 83

16 Camila scherdien da silva 73 66 Paulo roberto de campos 63

17 Carline schwenderlt 82 67 Priscila marques da silva 98

18 Cecilia suñe novossat 73 68 Rafael luiz meschiatto junior 60

19 Daiana dos santos coelho 78 69 Rafhael vicco moraes 78

20 Deise conteratto 91 70 Raissa curbello silveira 73

21 Douglas delaqua 80 71 Renato correa leite guimaraes 100

22 Elaine

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com