TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

Tese: TRABALHO DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Tese  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ELIZA MARIA RODRIGUES, RU – 843109

LOIDENICE MARIA GONÇALVES DOS SANTOS, RU – 829379

NERIANE IRANYL STAHL, RU - 651904

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO INFANTIL

JUARA

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ELIZA MARIA RODRIGUES, RU – 843109

LOIDENICE MARIA GONÇALVES DOS SANTOS, RU – 829379

NERIANE IRANYL STAHL, RU - 651904

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Pesquisa e Prática Profissional - Educação Infantil, apresentado à UTA - Infância e Ludicidade, no curso de Pedagogia.

Tutor Local: João Luiz Brito

Polo de Apoio Presencial: Juara

JUARA

2013

INTRODUÇÃO

Conscientes da importância para o desenvolvimento da criança, de uma base sólida, que deve começar a se consolidar desde os seus primeiros momentos de vida, a Escola Municipal “Cantinho Mágico” enfatiza o valor da educação já nessa fase de desenvolvimento do ser humano, onde a educação infantil objetiva não apenas cuidar, mas educar as crianças.

Diante do contexto, procuramos relatar a educação infantil como fator fundamental no desenvolvimento humano e social, onde os estudos e o convívio no espaço educativo, desde os primeiros anos de vida, contribuem para a formação cultural e intelectual da sociedade.

Através de pesquisas e entrevistas, buscamos compreender um pouco mais sobre a relação da educação, pesquisa e do ensino. Entenderemos um pouco sobre o que realmente é o ensino, as pesquisas e educação. Conheceremos a história Da educação infantil em nosso pais e a forma como foi acontecendo a sua evolução.

Diante das pesquisas feitas, buscamos informações referente as concepções dos professores, e suas posições perante a educação infantil. Apresentaremos os dados coletados, referente à entrevista com pedagogos que atuam há mais de dez anos no ramo da educação, onde suas concepções são exploradas para melhor entendimento daquilo que esta sendo estudado por nós docente.

TRABALHANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

1.0 CONCEITO DE EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA

Entendamos o conceito de educação, segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”. Em um sentido mais amplo, pode-se entender que educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos.

Para tal educação, devemos considerar o homem no plano físico e intelectual consciente das possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade do mundo que o cerca, devendo considerar seu papel de transformação social como uma sociedade que supere nos dias atuais a economia e a política, buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um.

Já o conceito de Ensino, é a ação e o efeito de ensinar (instruir, doutrinar e amestrar com regras ou preceitos). Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém. O ensino implica a interação de três elementos: o professor ou docente; o aluno, estudante ou discente; e o objeto de conhecimento.

O ensino e a pesquisa são duas dimensões bastante complexas na vida profissional do professor, em qualquer área, pois não se nasce professor e nem mesmo pesquisador.

Para ser professor, visto como profissional que necessariamente precisa desenvolver determinadas competências, é indispensável que ocorra uma formação específica e que lhe forneça subsídio teórico-prático para desempenhar a sua função como competência técnica e política. Não é suficiente que o professor tenha um grande domínio de seu conteúdo específico, é necessário que esse conteúdo esteja relacionado com o momento vivido pelos homens, que conheça bem a sociedade contemporânea, que detecte e mostre porque os homens estão produzindo, hoje, esse modo de vida competitivo, com ênfase na eficiência, em competências múltiplas.

1.1 A PESQUISA ENQUANTO PRINCIPIO EDUCATIVO

“Na condição de princípio científico, pesquisa apresenta-se como a instrumentação teórico-metodológica para construir conhecimento”. (DEMO 1994, p.33)

O autor apresenta a pesquisa como uma atividade a ser utilizada no dia a dia, deixando a entender que as ações e atitudes, nos levam a indagações sistemáticas críticas e criativas, em conjunto com as intervenções na realidade, ou até mesmo, ao diálogo crítico do contexto em que o sujeito está inserido. Quando a pesquisa está vinculada à prática docente, ela apresenta uma perspectiva de princípio educativo e formativo, visando assim, à promoção do ensino pela pesquisa.

Aponta-se a pesquisa como fator importante para conduzir o processo de formação docente, pois ela possibilita o desenvolvimento da atitude científica que está presente no fazer educativo, juntamente com a instrumentação teórica e metodológica da pesquisa em educação

2.0 EDUCAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com