TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Escolar: TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho – Consumo – Sociedade

Hoje em dia as pessoas trabalham para pagar o que consomem. Na maioria das vezes, o consumo é bem mais elevado do que se pode pagar. Estatísticas confirmam que quase toda sociedade de brasileiros devem! Existem casos na sociedade mundial que são considerados doença.

O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.

No capitalismo que vivemos o trabalho se constituiu a partir da decadência do feudalismo, o trabalho se transformou em uma mercadoria que pode ser comprada e vendida. Weber dizia que a reforma protestante deu ao trabalho a condição de se obter êxito material como expressão de bênção divina. Já Marx percebeu que os trabalhadores que trabalhavam demais e recebiam de menos, criavam conflitos, Marx procurou demonstrar os conflitos entre trabalhadores e capitalistas, cujo lucro se dava através da diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador tendo como base a exploração no sistema capitalista. O trabalho pela visão de Durkheim seria dividir o trabalho de forma de solidariedade e não criar conflitos. A solidariedade une os indivíduos em funções sociais nas quais cada pessoa depende da outra. Assim a ebulição pela qual passava a sociedade era uma questão moral, pois faltavam normas e instituições para se integrar a sociedade.

Consumo designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. O surgimento da sociedade de consumo decorre diretamente do desenvolvimento industrial que a partir de certa altura, e pela primeira vez em milênios de história, levou a que se tornasse mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los. Este excesso de oferta, aliado a uma enorme profusão de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e às facilidades de crédito quer das empresas industriais e de distribuição, quer do sistema financeiro.

A sociedade de consumo é a consequência do alto desenvolvimento que chegou a determinadas sociedades e se manifesta no incremento da renda nacional. Por sua vez, possibilita que um número cada vez maior de pessoas adquirindo bens cada vez mais diversificados, desta forma, facilitando o acesso a uma maior quantidade e qualidade de produtos por uma parte maior da sociedade, se estaria produzindo uma maior igualdade social.

Podemos dizer que vivemos num modelo de sociedade que gira com enorme força de trabalho em direção ao consumismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com