TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARENA CASTELÃO

Casos: TRABALHO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARENA CASTELÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 12

ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARENA CASTELÃO

TRABALHO DE ARQUITETURA E URBANISMO

A ARENA CASTELÃO

Junho - 2013

1. Introdução

O Estádio Governador Plácido Castelo, mais conhecido como Castelão, é um estádio de futebol brasileiro localizado em Fortaleza, Ceará, e inaugurado em 1973. É o maior e mais moderno estádio do estado do Ceará. Atualmente, encontra-se em reformas para receber jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014™.

Sua capacidade oficial até antes da reforma iniciada 13 de dezembro de 2010 era de 60.326 pessoas e já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, como jogos da Seleção Brasileira de Futebol e a recepção ao Papa João Paulo II, em 1980, em sua passagem por Fortaleza.

A Arena Castelão Operadora de Estádio S/A foi criada em dezembro de 2010. É uma sociedade de propósito específico, do Grupo Galvão com o objetivo de re formar, adequar, construir, manter e operar, as estruturas da Arena Castelão até o ano de 2018.

2. Objetivo

A finalidade deste é, mostrar todo o processo de obra, suas fases, mudanças que foram feitas, seus investimentos, responsabilidade social e a sustentabilidade do estádio.

A Arena

O estádio Plácido Aderaldo Castelo Branco, Castelão, será palco dos jogos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Para prepará-lo para os eventos, a antiga estrutura, inaugurada em 1973, está passando por um projeto de reforma, ampliação e modernização. A obra teve início em 3 de dezembro de 2010. As primeiras intervenções na estrutura do estádio foram feitas na parte externa. A preocupação do Governo do Estado foi possibilitar, até março de 2011, a realização no Castelão de jogos do primeiro turno do Campeonato Cearense em 2011.

Após o fechamento total do estádio, a obra intensificou o seu ritmo de trabalho e é hoje a mais adiantada entre todas as cidades-sede. A previsão é que a Arena Castelão seja entregue em dezembro de 2012. Para marcar esse compromisso, a Secretaria Especial da Copa 2014 do Governo do Estado do Ceará adotou uma medida inédita. No dia 14 de dezembro de 2011, foi instalado um relógio, na parte externa no Castelão, que conta os dias que faltam para a conclusão do estádio. Desta forma, a população pode acompanhar o ritmo da obra e cobrar o comprimento do prazo.

Outro gesto de ousadia do Governo do Estado, da Arena Castelão Operadora de Estádio e do Consórcio Construtor foi anunciado no dia 22 de março deste ano. Após a conclusão da obra, a Arena Castelão vai abrir suas portas para a realização de jogos do Campeonato Cearense e da Copa do Brasil. A liberação vale até abril de 2013, quando a Arena Castelão começará a receber a estrutura para a realização dos jogos da Copa das Confederações 2013. A perspectiva é que a mesma liberação seja possível depois do evento e até a realização do Mundial em 2014.

Detalhes do projeto

Cada torcedor que for assistir a um jogo de futebol na Arena Castelão, após a conclusão da obra de reforma e adequação, vai ter uma visão privilegiada de qualquer canto da arquibancada. O campo foi rebaixado em quatro metros e a distância que separa o torcedor do gramado foi reduzida de 40 para apenas 10 metros.

Outro destaque no projeto da Arena Castelão é a nova coberta. Com tecnologia inovadora, a estrutura terá um revestimento que vai proporcionar uma sensação térmica mais agradável por suportar os índices de insolação do Nordeste brasileiro, não absorvendo calor e permitindo a circulação de ar dentro do estádio. Também terá um isolamento acústico, o que melhora o acompanhamento dos jogos pela torcida e a transmissão dos jogos.

A Arena Castelão também terá um centro de comando. No Edifício Central, que tem seis andares, serão instalados os 52 camarotes, as áreas vips, a área de imprensa e o estúdio de transmissão televisiva dos jogos. Também estão sendo realizadas mudanças nas cabines de imprensa, camarotes, vestiários, túneis de acesso ao campo, e nas cadeiras do estádio, que serão retráteis, entre outros pontos. Além disso, o estádio contará com um novo estacionamento para 1.997 veículos. Todas as mudanças atendem às exigências do caderno de encargos da FIFA.

Etapas da Obra

Etapa1 (100% concluído).

Edifício-sede da Secretaria do Esporte do Estado e primeira etapa do Estacionamento Coberto 1;

Etapa 2 (100% concluído)

Segunda etapa do Estacionamento Coberto 2;

Etapa 3

Edifício Central;

Etapa 4

Conclusão, disponibilização e início da operação da totalidade do Estádio.

Sustentabilidade

Ações de sustentabilidade ambiental estão sendo adotadas em todas as fases do projeto da Arena Castelão, desde o canteiro de obras até a escolha dos equipamentos que estão sendo instalados na estrutura do estádio. Nesse caminho, o Castelão está próximo de conseguir a certificação Leed, espécie de Selo Verde concedido pelo Conselho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com