TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE BIOSSEGURANÇA PRONTO

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  4.619 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4 REFERÊNÇIAS....................................................................................................        7



  1. INTRODUÇÃO

A Biossegurança fez-se necessário para a  prevenção, minimização e eliminação de riscos para a saúde do homem, e  ajuda na proteção do meio ambiente contra resíduos e na conscientização do profissional da saúde para a qualidade dos resultados.

Trata-se da relação de contato profissional-cliente os riscos de serem transmitidas doenças que vão desde um simples resfriado, a doenças mais graves, através de contaminações e transmissão.

Varias medidas são colocadas aos profissionais, com o propósito de prevenção, minimização e eliminação assim garantindo a qualidade da saúde dos profissionais e dos clientes de um centro de estética ou mesmo de qualquer outro ambiente.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Biossegurança é o conjunto de medidas preventiva a reduzir o risco de infecção em centro de estética, pois existe grande fluxo de indivíduos . É de estrema importância saber que os agentes infecciosos ou micro-organismos, são transmitidos  de indivíduos para indivíduos, através de contato com  equipamentos de uso comum. Por isso, a estética busca incorporar novas tecnologia relacionado a produtos,  com  recursos direcionado a biossegurança.

Os micro-organismos consiste em: bactérias que causa a pneumonia, tuberculose; vírus que causa a Aids, hepatite; fungos que causa micose de pele, frieira. Entre outras doenças que foram  surgindo no decorrer dos anos como a Aids, gripe suína, dengue e etc.

Os estabelecimentos que prestam serviços na área de beleza e estética, como serviços de cabeleireiros e Outras Atividades de Tratamento de Beleza fazem  parte do cenário atual e contam com um grande número de consumidores. As ocupações profissionais desse segmento compreendem cabeleireiros, manicures, barbeiros, massagistas, esteticistas, pedicuros, calistas, trabalhadores de clínicas de estética, institutos de beleza, tratamento capilar e depilação.

É necessário ressaltar que existem vários casos  documentados da transmissão de agentes  infecciosos como: HIV , hepatite e entre outras. São infectados  por acidentes de trabalho através de agulhas, ou por vias respiratórios, por falta de uso de  materiais de segurança  os EPI`S (Equipamento de Proteção Individual).

Que são as máscaras que protegem da inalação de aerossóis, óculos, aventais e gorros que protegem de respingos, e as luvas que devem ser sempre usadas em procedimentos que entrem em contato com secreções, devendo ser descartadas após o uso.

É fundamental  ser rigoroso com o ambiente de atendimento deve ser: ventilado e iluminado, os pisos e as paredes devem ser revestidos de material  resistente e lavável. A limpeza do ambiente: o chão, os móveis e os utensílios devem ser limpos diariamente, com álcool , água sanitária ou água e sabão. A limpeza de materiais:  Os utensílios de metal devem ser lavados com detergente químico, secados e esterilizados em estufa ou auto-clave. Os matérias descartáveis não devem ser reutilizados, como lixas, espátulas, cera depilatória e protetores de pés e mãos.

As mãos devem ser lavadas antes a após cada procedimento, com água e sabão líquido neutro, ou anti-séptico, secadas em papel toalha.Uso de EPIS- Equipamentos individuais de proteção: Os profissionais devem utilizar equipamentos de proteção como luvas, toucas, máscaras, óculos, jaleco e calçados fechados. O estabelecimento deve possuir: extintor de incêndio e alvará da Vigilância Sanitária. Deve ter lixeiras de pedal, pra que não se tenha contato co o lixo,mantendo os matérias pérfuro-cortantes como agulha tipo insulina, separados do lixo comum, evitando até mesmo por em risco a saúde daquele que realiza a coleta, além do uso de lençol, espátula e matérias de apoio descartáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com