TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

(TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS

Ensaios: (TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 4

02ª - OE01 - 607162 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS - PORTFÓLIO)

QUESTÃO 01

No capítulo 03, “Pesquisa científica: o planejamento”, do livro Metodologia da Pesquisa, os autores SANTOS et al (2010) explicam como elaborar e redigir o planejamento de um trabalho de pesquisa. Também no arquivo que se encontra na Biblioteca do Componente, “Planejando o TCC”, você terá mais informações sobre como planejar o seu trabalho.

Com base nessas informações, leia e realize o planejamento do seu Trabalho de Conclusão do Curso, preenchendo no quadro, a seguir, as informações solicitadas:

PLANEJAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

TEMA

(Apenas um tema geral, amplo.) Educação Infantil

Espaço de Múltiplas Vivências

ASSUNTOS ESPECÍFICOS

(São três os assuntos específicos relativos ao tema geral.) 1. A importância da Educação Infantil na formação do Cidadão

2. A avaliação

3. O lúdico como norteamento desse espaço

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

(revisão de literatura)

(Citar pelo menos três autores.) I. I. CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Maltese, 1994.

II.

II. FRIEDMANN, Adriana (Org.). O direito de brincar: a brinquedoteca. São Pauo: Scritta: ABRINQ. 1996

III. III. SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca- O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis-RJ; Vozes, 1997.

IV. Seminário Nacional Brinquedoteca: a Importância do Brinquedo na Saúde e na Educação. — Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2006. 132 p. — (Série ação parlamentar; n. 338)

JUSTIFICATIVA

(Os porquês de pesquisar sobre o tema.)

PROBLEMA

(Qual a dificuldade que se pretende responder ou resolver?) Este TCC pretende mostrar a importância dos brinquedos na educação infantil, relatando e apresentando um conteúdo que possa transmitir uma mensagem que possa ser percebida pelas crianças de formas diferentes e de acordo com o seu universo de valores, os costumes e as situações que permeiam o seu cotidiano. Mostrar que o brinquedo pode ser considerado como um pedaço de cultura colocado nas mãos das crianças e também o seu parceiro na brincadeiras. A partir daí, passa a ser portador de novos valores por meio da penetração no mundo social. E para que a criança possa alcançar este sucesso, tudo deve está aliado à competência profissional , que é preciso acrescentar alegria, entusiasmo, aptidão para relações humanas, complementadas pela formação continuada.

OBJETIVOS

(Apenas um objetivo geral. E, como são três assuntos específicos, então os objetivos específicos também podem ser três, um para cada assunto.) GERAL: Compreender aspectos necessários para o trabalho na educação infantil

ESPECÍFICO:

- A criança é uma cidadã e tem de ser respeitada, tem de ser compreendida, tem de ser amada. Desta forma, poderemos reconhecer e apreciar melhor o brincar das crianças, tão necessário para um desenvolvimento saudável.

- Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o prazer.

Na educação infantil, por meio das atividades lúdicas a criança brinca, joga e se diverte. Ela também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com