TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS

Exames: TRABALHO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS DE ANALISE DE INVESTIMENTO

2013

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR EAD:

PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL:

UNIDADE DIDÁTICA: ANALISE DE INVESTIMENTO

Introdução

Capitulo 01 – Etapa 1: Tipos de Investimento

Capitulo 02 – Etapa 2: Fluxo de caixa relevante.

Capitulo 03 – Etapa 3: Técnicas de análise de investimento.

Capitulo 04 – Etapa 4: Efeitos da inflação na analise investimento; O imposto de renda e a Depreciação.

Etapa 1

Passo 1 - Tipos de Investimento.

O investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral, a longo prazo).

Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.

Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte), ou seja, em bens de capital.

O investimento bruto: corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de stocks.

O investimento líquido: exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Tipos básicos de investimento.

Investimento público

São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem – estar social. Os investimentos públicos, em geral, não têm como objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.

Investimento privado

São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de se gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimento privado são fabricas particulares, empresas de prestação de serviços particulares, lojas de varejos, shopping centers, dentre outros pontos.

Investimentos mistos

São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade, quanto retorno monetário.

Alguns exemplos de investimento mistos são a Petrobras e o Banco do Brasil.

Passo 2

O tipo de Investimento escolhido é de caráter privado, com 5 investidores, realizando a venda de produto - ``Carvão Brasão`` (pacote de 5 quilos), com um empreendimento que há 2 anos está no mercado.

A empresa demonstrada em renda fixa e lucro presumido.

Etapa 2

Passo 1 – Fluxo de caixa relevante.

São aqueles projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações, apesar de, a principio, poderem ter quaisquer valores, dada a logica dos negócios e empreendimentos, acabam por apresentar, em geral, um formato padrão.

Esse formato é composto, basicamente por três partes:

1 - Investimento inicial ou nos períodos iniciais: Esses investimentos podem ser tanto na forma de bens físico (prédios, equipamentos, ferramentas), quanto na forma de investimento em capital de giro para suportar o projeto. São saídas de caixa e, portanto, devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.

2 – Retornos de caixa do investimento: Normalmente, após alguns períodos, o projeto se torna rentável, gerando fluxo de caixa positivos para a empresa/investidor.

3 – Valores residuais: Esses fluxos de caixa normalmente são positivos e ocorrem no final do investimento, seja pela venda de algum ativo após sua utilização ou por alguma vantagem tributaria adquirida. Podem, eventualmente, ser negativo, como a obrigação de reflorestar determinada área após retirar toda a madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”.

Passo 2

Diagrama de Fluxo de Caixa.

488.992,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com