TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GRADUAÇÃO 2ª PARTE

Artigo: TRABALHO DE GRADUAÇÃO 2ª PARTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  7.196 Visualizações

Página 1 de 4

SEGUNDA PARTE DO TG: metodologia e considerações finais

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia– Trabalho de Graduação

26/09/14

METODOLOGIA

O presente trabalho aqui apresentado foi realizado através de várias bibliografias e estudos de vários pensadores sobre o assunto Inclusão educacional. Foram selecionados vários livros e determinados capítulos.

Através de fundamentações e incansáveis leituras sobre a inclusão. Com o auxílio do livro de Educação Inclusiva da UNIASSELVI e a experiência adquirida como estagiária de Educação especial.

Durante toda a caminhada de elaboração deste trabalho de conclusão de curso, procurei considerar todas as experiências que já vivenciei referente a este tema, como a finalidade de fundamentar e proporcionar uma visão mais ampla sobre a realidade da inclusão em nosso dia-a-dia.

Para realizar um trabalho consistente, procurou-se apoio em autores entre outros: Sassaki, Biancheti, Oliveira, Dimenstain, uma vez que esses autores possuem preocupações semelhantes à abordada no presente trabalho.

O presente trabalho é apresentado em três sessões como segue: “ os caminhos da inclusão”, que relata a evolução da inclusão no plano educacional, desde os primórdios até os dias atuais.

Tem-se a certeza de que esse trabalho servirá de apoio de maior compreensão sobre o assunto tão mistificado e debatido que é a inclusão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Analisando a situação sobre a inclusão existente em nosso país, constata-se que nas últimas décadas, parte de segmentos sociais e políticos tem negado esforços no sentido de incluir em várias leis, o direito á igualdade educacional, ou seja, um atendimento integrado de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede de ensino regular.

Mesmo com o respaldo legal já existente, observa-se que as pessoas com necessidades especiais em geral, sentem-se discriminadas principalmente no sistema público de ensino. Pois a inclusão torna-se extensa, não apenas aos alunos com alguma deficiência, mas para a escola em geral uma vez que ao serem inseridos na escola regular estarão exigindo práticas pedagógicas mais envolvidas, novos posicionamentos e procedimentos de ensino, além de mudanças na atitude de professores etc.

Persistem ainda muitas polêmicas do significado real de integração, muitas vezes as pessoas envolvidas nesse processo procedem de forma intuítiva, não conduzindo uma efetiva integração educacional, nesse caso a integração é física, e não um atendimento específico que atenda as necessidades do deficiente.

Observa-se âmbito escolar a falta de preparo pedagógico para atender o educando com necessidades especiais, sendo assim, o professor de classe regular necessita de interação e acompanhamento dos especialistas, bem como a redução de número de alunos por turma, uma estrutura física adequada e o apoio especializado à pessoa com necessidades especiais.

Há muito que se discutir sobre a inclusão, as possibilidades não esgotam esta pesquisa, também não se considera encerrada as discussões sobre o assunto, pois a inclusão é um processo constante e precisa ser continuamente revista .

O trabalho aqui apresentado tem como objetivo a sensibilização do acadêmico, dos pais, dos professores e demais profissionais que trabalhem ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com