TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO III

Por:   •  27/2/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

1 – O que são NR, EPI e EPC?

NR significa normas regulamentadoras, que nada mais são que normas elaboradas pelo ministério do trabalho relativas a segurança e medicina do trabalho.

Assim conforme o item 1.1 da NR-1:

As normas regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância da obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes legislativo e judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

EPI significa Equipamento de Proteção Individual e conforme a NR 6 é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador.

EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva, ou seja, é um equipamento destinado a proteger mais de uma pessoa ao mesmo tempo e o seu uso não é individual e pessoal.

2 – Para que servem?

As normas regulamentadoras tem por objetivo regulamentar e fornecer orientações sobre procedimentos relativos a medicina e segurança do trabalho.

As NR’s são elaboradas e modificadas por portarias expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo que atualmente estão vigentes 36 NR’s.

Tanto os EPI’s quanto os EPC’s são formas de se reduzir, minimizar ou eliminar a exposição ou o contato do trabalhador com agentes físicos, químicos e biológicos e evitar acidentes de trabalhos.

Sendo que o uso de EPC deve ser priorizado em relação ao do EPI, pois o mesmo apresenta melhores resultados a longo prazo.

3 – Descreva, no mínimo 5 NR, EPI e EPC, justifique cada um.

Cinco exemplos de NR:

NR 8 – Edificações

Estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir a segurança e conforto aos que nela trabalham.

NR 10 – Segurança em Instalações Elétricas e Serviços em Eletricidade

Conforme o item 10.1 esta norma estabelece os requisitos e condições mínimas para a saúde e segurança dos trabalhadores que interajam, direta ou indiretamente, em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

NR 14 – Fornos

Esta NR estabelece os procedimentos mínimos, fixando construção sólida, revestida com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância, oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores.

NR 19 – Explosivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com