TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO III

Monografias: TRABALHO DE HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 3

1 – O que são NR, EPI e EPC?

NR significa normas regulamentadoras, que nada mais são que normas elaboradas pelo ministério do trabalho relativas a segurança e medicina do trabalho.

Assim conforme o item 1.1 da NR-1:

As normas regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância da obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes legislativo e judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

EPI significa Equipamento de Proteção Individual e conforme a NR 6 é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador.

EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva, ou seja, é um equipamento destinado a proteger mais de uma pessoa ao mesmo tempo e o seu uso não é individual e pessoal.

2 – Para que servem?

As normas regulamentadoras tem por objetivo regulamentar e fornecer orientações sobre procedimentos relativos a medicina e segurança do trabalho.

As NR’s são elaboradas e modificadas por portarias expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo que atualmente estão vigentes 36 NR’s.

Tanto os EPI’s quanto os EPC’s são formas de se reduzir, minimizar ou eliminar a exposição ou o contato do trabalhador com agentes físicos, químicos e biológicos e evitar acidentes de trabalhos.

Sendo que o uso de EPC deve ser priorizado em relação ao do EPI, pois o mesmo apresenta melhores resultados a longo prazo.

3 – Descreva, no mínimo 5 NR, EPI e EPC, justifique cada um.

Cinco exemplos de NR:

NR 8 – Edificações

Estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir a segurança e conforto aos que nela trabalham.

NR 10 – Segurança em Instalações Elétricas e Serviços em Eletricidade

Conforme o item 10.1 esta norma estabelece os requisitos e condições mínimas para a saúde e segurança dos trabalhadores que interajam, direta ou indiretamente, em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

NR 14 – Fornos

Esta NR estabelece os procedimentos mínimos, fixando construção sólida, revestida com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância, oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores.

NR 19 – Explosivos

Estabelece os procedimentos para manusear, transportar e armazenar explosivos de uma forma segura, evitando acidentes.

NR 25 – Resíduos Industriais

Estabelece os critérios para eliminação de resíduos industriais dos locais de trabalho, através de métodos, equipamentos ou medidas adequadas, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com