TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE INSALUBRIDADE

Resenha: TRABALHO DE INSALUBRIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE INSALUBRIDADE

1)Faça uma introdução comentando os objetivos e definições da norma.

R: A nr15 se define em operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância para exposição ao calor; radiações ionizantes; agentes químicos, poeiras minerais e agentes biológicos, definindo, assim, as situações que, quando vividas nos ambientes de trabalho pelos funcionários, caracterizado pelo exercício insalubre, e também os meios de proteger os trabalhadores de tais exposições que prejudica à sua saúde. Os objetivos dessa norma , é mostrar para os trabalhadores, que não dá pra deixar de lado a segurança, que qualquer cuidado é pouco pelos risco e perigos que eles correm.

2)Detalhe as aplicações e responsabilidades referente a Norma Aplicável

Consideramos que atividade ou operação insalubre é aquela prestada em condições que expõem o trabalhador aos agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da sua natureza, intensidade ou concentração do agente e tempo de exposição aos seus efeitos sem as devidas medidas de controle de ordem individual, coletiva ou administrativa (CLT, Art. 189 e NR 15).

De acordo com o item 15.2 da NR 15, o exercício de trabalho em condições insalubres assegura ao trabalhador a recepção de adicional, que incide sobre o salário mínimo regional, equivalente a:

• 40%, para insalubridade de grau máximo;

• 20%, para insalubridade de grau médio;

• 10%, para insalubridade de grau mínimo.

A NR 15 estabelece dois tipos de critérios para caracterização da insalubridade: quantitativos e qualitativos.

• Critérios quantitativos: Quando a concentração do agente de risco se encontrar acima dos limites de tolerância estabelecidos como: Ruído contínuo, intermitente e impacto (grau médio); Calor (grau médio); Radiações ionizantes (grau máximo), baseado nos limites de tolerância estabelecidos pela norma CNEN-NN-3.01; Vibrações (localizadas ou de corpo inteiro), com base nos limites de tolerância das normas ISO 2631 e ISO/DIS 5349 (grau médio); Agentes químicos, estabelecidos limites de tolerância (graus mínimo, médio e máximo); Poeiras minerais: sílica livre e amianto (grau máximo).

• Critérios qualitativos: Caracterizada por avaliação de perícia da exposição ao risco, via inspeção da circunstância de trabalho para os agentes listados nos seguintes anexos:

Trabalho sob condições hiperbáricas (mergulho) - (grau máximo); Radiações não-ionizantes (grau médio); Frio (grau médio); Umidade excessiva (grau médio); Agentes químicos que não foram estabelecidos limites de tolerância, entre substâncias cancerígenas. A cada produto, são descritas atividades e operações em função do risco (grau mínimo, médio e máximo); Agentes biológicos de forma incerta, comparando apenas atividades e não exclusivamente os agentes (grau médio ou máximo).

A supressão da exposição aos riscos ambientais pela utilização do EPI é possível tecnicamente, porém necessita de uma verificação do uso efetivo pelo trabalhador. Somente proporcionar o EPI e não atestar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com