TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MARKETINHG

Trabalho Universitário: TRABALHO DE MARKETINHG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

1. PLANEJAMENTO

1.1. SUMÁRIO EXECUTIVO

A Frutzen gelateria e creperia foi inaugurada em março de 2014. Pioneira em seu ramo dentro do campus universitário chega com uma proposta diferente e inovadora trazendo um mix de produtos saudáveis. A empresa foi inspirada nas experiências pessoais de seu idealizador e proprietário Glauber Dantas Candido, 32 anos, ex-jogador profissional de futsal espanhol. Sua vida dedicada ao esporte e a saúde da família, foram motivadores na escolha de montar o seu próprio negócio, focado em oferecer uma alimentação saudável visando o bem estar do cliente.

A empresa vem se destacando no decorrer dos seus 8 meses de atividades devido a sua grande variedade de produtos, na qualidade e no atendimento diferenciado, tudo aliado a uma política de incentivo, a um estilo de vida saudável, com a combinação de uma dieta regrada sem perder o requinte e o sabor dos alimentos.

A Frutzen é uma empresa que oferece produtos light. Tem como seu carro chefe um gelato a base iogurte e mais outros três sabores (baunilha, morango e chocolate) que são vendidos em três tamanhos padrões (pequeno, médio e grande) no qual cada cliente escolhe o sabor e o tamanho. Fica a critério do cliente acrescentar a seu sorvete frutas ou cereais por um preço adicional. Os crepes também fazem sucesso (seis opções de crepes doce e 4 salgados), sucos funcionais, sanduíches naturais, café expresso, saladas de frutas e águas.

Localizada no centro de convivências da Universidade de Fortaleza – Unifor, possui uma excelente infraestrutura, designer moderno e inovador.

A Frutzen é nova no mercado, mas já se destaca pela atuação. Apresenta resultados satisfatórios para o seu curto tempo de existência. O plano de marketing presente pretende expandir o raio de atuação e alavancar o público alvo.

MISSÃO

Proporcionar aos nossos clientes e colaboradores um rol de produtos saudáveis, visando sempre garantir um alto padrão de qualidade, variedade e bom preço. Criar laços com a comunidade através de um atendimento personalizado, disponibilizando um espaço moderno arquitetonicamente planejado e aconchegante.

VISÃO

Ser uma empresa competitiva e expandir seu negócio com foco na qualidade de seus serviços, no bem estar do cliente e na rentabilidade.

VALORES

Trabalho em equipe, ética, respeito, pró-atividade, qualidade, inovação de produtos e serviços e bem estar de seu funcionário e cliente.

1.2 ANÁLISE DE AMBIENTE

Glauber Candido é proprietário da Frutzen Gelateria e Creperia localizada no Centro de Convivência da Unifor.

Situada numa área que possui diversas opções para refeições rápidas e gostosas, o proprietário busca estar sempre atento às necessidades de seus clientes e às do mercado, inovando e oferecendo produtos elaborados com sabores diferenciados.

Seus concorrentes não vendem a mesma linha de produtos, mas atingem seu público alvo com uma estratégia de substituição de produto.

O proprietário acredita que se destaca dos seus concorrentes pela inovação, modernidade e atendimento. Além de trabalhar no mercado com um preço justo e acessível. Mesmo que alguns de seus produtos sejam similares aos concorrentes estes se tornam diferenciados por meio dos serviços personalizados e vem se destacando, crescendo e ganhando espaço por oferecer produto leve e saudável.

O sorvete faz parte da dieta dos brasileiros, em diferentes cardápios e em todas as épocas do ano. O consumo é fator determinante para o surgimento de empreendimentos e para o desenvolvimento dos já estabelecidos. Estatísticas levantadas pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), desde 2003, mostram a ascendência da quantidade de sorvete ingerida por cada brasileiro. Em 2003, era de 3,83 litros; no ano passado, chegou à marca de 6,19 litros – o que representa um crescimento de 61,6% no período, baixo se comparado aos países nórdicos, de clima frio, onde se toma sorvete o ano inteiro e o consumo gira em torno de 20 litros por pessoa. Para incentivar o consumo do sorvete no Brasil durante todo o ano, e não só no verão como é hábito no País, a ABIS instituiu, desde 2003, o dia 23 de setembro como o Dia nacional do Sorvete.

FATORES SÓCIO-CULTURAIS:

O peso dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a obesidade atinge 12,5% entre os homens e 16,9% entre as mulheres e o excesso de peso é observado na metade da população.

Mas, atualmente, os brasileiros estão procurando se alimentar melhor, e isto significa maior consumo de produtos frescos e orgânicos. As pessoas estão mais conscientes de que alimentos mais frescos são mais benéficos para a saúde.

A busca pela qualidade de vida e bem – estar é uma preocupação cada vez mais presente no conjunto da sociedade.

O consumo de alimentos que trazem benefícios à saúde cresce no mundo a taxa três a quatro vezes superior à média de expansão das vendas dos alimentos convencionais. No Brasil, o mercado de alimentação saudável deve superar os R$ 40 bilhões em 2014, conforme projeção feita pela consultoria Euromonitor. A cifra representa o triplo do tamanho que esse mercado tinha dez anos atrás.

Diversas pesquisas têm mostrado que os brasileiros estão mais criteriosos na escolha dos alimentos, selecionando opções mais nutritivas. A tendência é mundial, e vem se acentuando com a ampliação da expectativa de viver mais da população em geral. Não basta ter uma vida mais prolongada, é preciso que ela seja também saudável e prazerosa. E os alimentos desempenham um papel-chave para que isso aconteça.

As pesquisas indicam que o brasileiro está buscando cuidar de sua saúde por meio da incorporação de melhores hábitos de vida, o que inclui a escolha de uma alimentação com maior qualidade. Na hora de provar um novo produto, o brasileiro, além de preocupações com o valor nutritivo e a qualidade do alimento, revela preferência pelo gosto. O consumidor não quer trocar sabor pela saúde, ele quer as duas coisas juntas.

Além do mais, segundo reportagem de revistas a geração atual é provavelmente a mais preocupada com comida saudável de todos os tempos. Nesse estilo também vale

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com