TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILDIADE

Por:   •  3/4/2021  •  Seminário  •  4.983 Palavras (20 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

PLANO DE GOVERNO

 MUNICÍPIO DE ILHAS DAS FLORES

[pic 4]

Elaborado por: [MARYE OZAWA]

Disciplina: [Meio Ambiente e Sustentabilidade]

Turma: [Pós Graduação Online 1]


Carta de apresentação

Prezados Cidadãos e Cidadãs,

Meu nome é Marye Ozawa, tenho 28 anos e sou bióloga. Busco trazer melhorias em vários âmbitos visando fornecer condições melhores para todos. Para isso, portanto, precisamos estar conscientes de quais são as proridades na sociedade para não desfavorecer nenhuma pessoa, principalmente pessoas que ainda vivem em situações de vulnerabilidade.

Prioritariamente, os primeiros recursos serão destinados às áreas mais defasadas e que fazem partes das necessidades básicas do cidadão ou cidadã já que isso é do direito de todos, são elas:  educação de qualidade, saúde e saneamento básico. Feito o trabalho inicial poderemos dar continuidade à investimentos destinados a melhorar a qualidade de vida de todos. Para entendermos as raízes dos problemas que assolam não só o Brasil mas como vários outros países, as pesquisas e o plano de ação foram montados com base nos objetivos mundiais em busca de um planeta mais sustentável. As informações necessárias para a compreensão desses planos estarão descritas nessa carta.  

Então antes da apresentação do Plano de Governo serão apresentados alguns acontecimentos históricos e conceitos básicos para uma melhor compreensão do mesmo.

Especialmente durante os dois últimos séculos, período em que ocorreu a Revolução Industrial e suas fases, o mundo passou por várias mudanças decorrentes das ações do homem para com a natureza. Segundo Dias (2015, p. 86): O crescimento demasiado e desordenado das cidades gerou a urbanização acelerada e com isso o uso excessivo de recursos naturais e também a contaminação do ar, solo e águas juntamente com o desflorestamento. O aumento exponencial do número de industrias somado à urbanização também geraram problemas advindos das alterações climáticas.  Além disso também surgiram problemas estruturais, sociais e econômicos como favelização nos arredores das indústrias, aumento da criminalidade e falta de recursos para educação e saúde.

Com o passar do tempo percebeu-se que a oferta de recursos naturais não era infinita como se imaginava no início e diante disso surgiu uma necessidade de preservar esses recursos e usá-los de forma mais consciente para que se pudessem restar recursos suficientes para as gerações futuras, ou seja, de maneira SUSTENTÁVEL. A percepção de que o mundo estava mudando e que os recursos eram finitos já existia há um bom tempo, mas o conceito de sustentabilidade de fato surgiu com o início o das discussões sobre esses problemas citados acima.

Para que a sociedade e o mundo se tornem mais sustentáveis é necessário pensar em uma estrutura de vários níveis e âmbitos que exige o trabalho de todos incluindo desde grandes empresas e governo até a sociedade civil. Melhorar hábitos cotidianos e adquirir novos hábitos sustentáveis que refletem num melhor funcionamento a nível regional, nacional e global é essencial para que as atuais condições sejam revertidas em um mundo mais limpo e com melhores condições para todos. Um planeta sustentável não só diz respeito à questões ambientais mas também a questões econômicas e sociais. Na realidade o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL é a busca de um equilíbrio entre esses três pilares. O conceito de “Tripé da Sustentabilidade” segundo Elkington (1994) diz que: o equilíbrio entre os três pilares garante a sustentabilidade.

Atrelado aos conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e tripé da sustentabilidade existem outros 2 conceitos importantes na tentativa de alcançar um mundo com melhores condições, esses conceitos são: ODSs e Agenda 2030.

ODSs são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, subdivididos em metas, liderados pela ONU com o intuito de superar os desafios sociais, ambientais e econômicos da humanidade e consolidar ações em direção ao desenvolvimento sustentável. Ao todo são 17 ODSs subdivididos em 169 metas e a intenção é que esses objetivos sirvam de guia para a AGENDA 2030 que consiste em um plano de ação para mobilizar e unir não só grandes empresas, nações ou organizações mas sim o planeta e toda a humanidade para que este se torne um lugar pacífico e justo para todos.  

As base de criação dos ODSs foram os ODMs que são os 8 Objetivos do Milênio que atingiram seu prazo de alcance em 2015. Então, o objetivo de criação dos ODSs foi traçar metas mais robustas utilizando o impulso dos ODMs já existentes em busca de melhorias na qualidade de vida mundial começando pela erradicação da probreza, prosperidade e na atenção quanto às mudanças climáticas e meio ambiente. Esses objetivos e metas estão propostos na Agenda de Desenvolvimento pós-2015 no caso, a Agenda 2030.  

São eles os ODMs:

  1. Acabar com a fome e com a miséria
  2. Educação básica de qualidade para todos
  3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
  4. Reduzir a mortalidade infantil
  5. Melhorar a saúde das gestantes
  6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças
  7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
  8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

São eles os ODSs:

  1. Erradicação da pobreza

Tem como objetivo: acabar com a probreza entendida como espectro amplo, quanto às suas formas e lugares. Estima-se que 1,1 bilhão de pessoas deixaram a pobreza desde 1990. No entanto, existem mais de 700 milhões de pessoas vivendo com menos de 2 dólares por dia (ONU 2015)

  1. Fome zero

Tem como objetivo: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e nutrição adequada para todos, e promover agricultura sustentável. A melhor maneira de alcançar esse objetivo é introduzir práticas agrícolas sustentáveis, valorização da agricultura familiar e uso da tecnologia de modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (384.3 Kb)   docx (923.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com