TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MEIO AMBIETE

Trabalho Escolar: TRABALHO DE MEIO AMBIETE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 3

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Trabalho

1- Desenvolvimento sustentável pode ser definido como uma forma de desenvolvimento econômico que "emprega os recursos naturais e o meio ambiente não apenas e beneficio do presente, mas também das gerações futuras" (SJÖSTROM, 1996). Sendo assim, tornar nossas formas de desenvolvimento econômico sustentáveis deixou de ser uma bandeira de ecologistas sonhadores para ser um conceito importante na comunidade de nações. Com isso, cite 05 exemplos de atividades de sustentabilidade, descrevendo cada atividade e ressaltando os aspectos positivos dessas ao meio ambiente.

Promovendo uma gestão participativa de todos os atores envolvidos e refletindo com a comunidade, temáticas como matrizes energéticas, uso e ocupação do solo com foco na biodiversidade, geopolítica e especialmente a educação.

A educação proporciona, ao longo do tempo, uma sociedade mais esclarecida e sensibilizada quanto as questões ambientais e sociais, bem como a um desenvolvimento econômico harmônico com os recursos naturais.

Uso de biocombustíveis em detrimento a queima de combustíveis fósseis.

Regulação do uso da água, procedimento que se confronta com a milenar percepção do ser humano em relação à água, de que, por se tratar de um bem natural, é um bem desprovido da possibilidade de controle ao livre acesso.

Adotar estratégias de desenvolvimento que priorize os saberes tradicionais de manejo, ou seja, a valorização das identidades nacionais por meio da afirmação da cultura e do conhecimento acumulado ao longo da vida.

Mitigar os efeitos do aglomerado populacional por meio de iniciativas que considerem aspectos como: possibilidades de fixação das comunidades tradicionais em suas regiões de origem, democratização do espaço para o assentamento humano, oferecer condições de educação, moradia, transporte, saúde e segurança, tratamento adequado do abastecimento de água, energia, destinação dos resíduos sólidos, acessibilidade, etc.

Para perceber como se processa a vida sob todos os aspectos, é fundamental reconhecer sua importância e o significado de cada ser, bem como a responsabilidade de todos para a manutenção da mesma.

“Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra. Uma antiga fábula diz que a essência do ser humano reside no cuidado. O cuidado é mais fundamental do que a razão e a vontade” (BOFF, 2004).

Adoção de tecnologias limpas.

2- Explique, através de um texto, porque mesmo diante de tantas inovações tecnológicas, processos intensos de urbanização, facilidade aos bens de consumo, maior acesso as informações, não conseguimos melhorar a qualidade de vida refletida em educação, saúde, segurança, lazer e alimentação. Como justificar, por exemplo, no modelo de desenvolvimento adotado, pessoas morrendo de fome?

O (A) ESTUDANTE DEVERÁ ELABORAR O SEU TEXTO DISCUTINDO SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS A:

- INDIVIDUALISMO, FALTA DE VISÃO INTEGRADA DOS ECOSSISTEMAS,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com