TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Exames: TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.777 Visualizações

Página 1 de 2

1. Por que a metodologia é tão importante para a construção do conhecimento cientifico?

R- A metodologia é responsável por explicar o passo-a-passo pelo qual um trabalho foi realizado, para a construção de um determinado conhecimento não basta querer por em pratica a melhor metodologia, mas qual a melhor se aplica ao estudo (trabalho) em questão.

2. O que é método?

R- É a maneira pela qual vamos utilizar determinada técnica para chegar a determinado fim, todavia o método não é rígido, o pesquisador independente de ser leigo ou sábio pode aplicar importantes contribuições para a construção de um conhecimento.

3. Que contribuição os grandes nomes da ciência deram para o desenvolvimento cientifico?

R- Mesmo após tantos séculos ainda hoje nos baseamos nas descobertas de grandes pensadores, cientistas e filósofos, alguns destes defendiam a razão em vez da religião, nos registros históricos percebemos que alguns pensadores, cientistas e filósofos não tinham um consenso sobre determinado assunto, mas é certo que graças a importantes textos que sobreviveram através dos séculos que hoje temos conhecimento de como surgiu os estudos sobre pré-científica durante o que é conhecido como revolução cientifica que aconteceu nos séculos XVI e XVII.

4. Que métodos e tipos de pesquisa você aprendeu nesta unidade?

R- Estudando as unidades aprendemos que os métodos de pesquisas são cinco, sendo eles;

Método indutivo; método dedutivo; método hipotético-dedutivo; método dialético e método fenomenológico.

Quanto aos tipos de pesquisas, elas podem ser, segundo a abordagem do problema; pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa.

Segundo o propósito da pesquisa, elas podem ser; pesquisa aplicada, avaliação de resultados, avaliação formativa, proposição de planos e pesquisa diagnóstico.

Segundo o procedimento técnico, elas podem ser; pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa ex-post-facto, pesquisa de levantamento, estudo de caso, pesquisa-ação e pesquisa participante.

5. Que técnicas você pode utilizar em uma pesquisa científica?

R- Chamadas de técnicas aos procedimentos concretos, elas estão divididas em cinco tipos, essas técnicas podem ser usadas praticamente em qualquer estudo.

São elas; observação, amostragem, descrição, comparação e análise e síntese.

6. Para que servem a classificação, a codificação e a tabulação dos dados?

R- A classificação: serve em principal para a organização, a classificação se da por conta de cada pesquisa, ex; se for uma pesquisa entre homens e mulheres, o sexo é a parte principal do critério, se for entre novos e velhos, o critério de classificação passará a ser a idade. A classificação deve ter critérios diferentes e não podem ter critérios tão próximos.

Codificação: serve para facilitar a organização das informações em uma tabela. Como exemplo podemos citar a ordem alfabética.

Tabulação: serve para evitar confusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com