TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de metodologia cientifica.

Por:   •  3/5/2015  •  Abstract  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 8

Atualmente, a elaboração de relatórios técnicos é vista como uma grande dificuldade profissional na hora de ser exercida por dois motivos resultantes na baixa formação fundamental e da falta de orientação do professor.        

A elaboração de relatório técnico torna-se a princípio difícil até para profissionais da área de Magistério pela falta de conhecimento do assunto e por falta de pratica técnica, isso acaba tornando algo difícil o transporte das informações necessárias para o documento.

“Esta deficiência na escrita técnica me preocupou pela primeira vez quando eu descobri que não sabia escrever um texto técnico com clareza e precisão”.  (Cunha 1997, p. 1)                                                                                                                                                  

“Tive uma surpresa posterior como professor na pequena progressão dos alunos na escrita técnica pela baixa qualidade geral da formação que parecia ser auto esclarecida por si própria.” (Cunha 1997, p. 2).

Para muitas pessoas que trabalham com relatórios técnicos é comum acabar se acostumando a aderir relatórios de outras pessoas como exemplos para seus próprios laudos, visto que este método não é correto porque cada situação profissional é diferente de se fazer uma apuração, deixando assim a limitação aflorar por não ser criativo.  

Segundo Cunha demonstra. Apesar de ter colocado para os alunos que aquele texto não era um modelo rígido no qual eles deveriam moldar seus relatórios, muitos alunos infelizmente o seguiram demasiadamente a risca e mataram sua criatividade, aparentemente na ânsia de obter um bom grau. (CUNHA, 1997, p. 2).                                                                                                            

O modo a ser direcionado de forma para melhorar a qualidade da documentação técnica é elaborar o trabalho de engenharia feito pelos próprios alunos do curso.

A orientação do professor para se alcançar um bom empenho nos relatórios técnicos é essencial, pois é com a instrução dele que você vai abrindo a mente para progredir tecnicamente a boa escrita. Segundo Cunha (1997, p. 2) diz: “Minha experiência como professor mostrou que a qualidade dos relatórios pode ser melhorada orientando-se os alunos na elaboração de relatórios”.                                                                                                                                                          

A organização de um trabalho técnico é essencial para que haja uma coerência do fato abordado trazendo com ele sugestões simples e diretas, onde respectivamente possa ser aproveitado por outras pessoas que através deste venha pesquisar.                                            

Um trabalho técnico ou cientifico precisa ser documentado adequadamente para que possa ser considerado concluído e para permitir o seu uso por outros profissionais. Infelizmente é frequente nos depararmos com relatórios difíceis de se compreender. (CUNHA, 1997, p. 1).                                                                                                                                

Quando o senso autocritico sobre os laudos técnicos, por mim pela vez foi apurado comecei a analisar não só a minha forma de elabora-los mais também dos demais, Cunha (1997).                                                                                              

Visto que para ter o domínio da escrita técnica é preciso um bom entendimento do que se esteja aplicando por conta da criatividade, clareza e demais outras objetividades estes requisitos parecem ser de fato fáceis de domina-los, mais muito pelo contrario são extremamente difíceis para maioria dos cidadãos que usam este recurso para seus serviços tornando-o uma dificuldade não só causal, mas sim mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com