TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Metodologia Cientifica

Exames: Trabalho Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Metodologia Cientifica

Teses e monografias são os registros matérias da pesquisa cientifica, seguindo toda a metodologia cientifica para sua apresentação.

Monografia é uma dissertação sobre um ponto particular de uma ciência, de uma arte, sobre um mesmo assunto. É conhecida também como trabalho de conclusão de curso.

A monografia serve para preparar pra o estudante um trabalho mais aprofundado, ou ainda como avaliação de aproveitamento acadêmico. É apontada como trabalho de conclusão de curso para muitos cursos de graduação, principalmente aqueles com caráter científico. No mestrado são escritas dissertações e no doutorado é escrito teses.

A monografia necessita de um estudo mais aprofundado do que os trabalhos de faculdades, sendo assim elaborada a partir do embasamento existente em bibliografias, sua produção é cerca de 60 paginas.

Tese entendida como um trabalho científico exigido nos cursos pós-graduação e são defendidas oralmente em público perante a uma comissão de julgadores, geralmente composta de três a cinco membros, um dos quais será o orientador. Trata se de um trabalho exaustivamente e com profundidade em um assunto especifico. Um fator que caracteriza a tese é a originalidade, na sua produção requer do estudante domínio de vários quesitos, como o domínio do assunto escolhido, planejamento sistemático, elaboração da metodologia de abordagem e capacidade criativa. Para o desenvolvimento da tese, deve existir a presença de um orientador acadêmico. É um trabalho autônomo de pesquisador sênior, quanto se trata de livre-docência.

A Tese de Conclusão de Curso (TCC), eventualmente chamada trabalho de conclusão de curso, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho final de graduação, projeto de formatura ou projeto experimental, com suas respectivas siglas) é um tipo de trabalho acadêmico amplamente utilizado no ensino superior, no Brasil, como forma de efetuar uma avaliação final dos graduandos, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação universitária.

m muitas instituições, a TCC é encarada como critério final de avaliação do aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e conseqüentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado. Embora a expressão "tese de conclusão de curso" possa ser utilizada em meios que não os da graduação universitária, no Brasil ela está invariavelmente ligada ao ensino superior.

O escopo e o formato da TCC (assim como sua própria nomenclatura) variam entre os diversos cursos e entre diferentes instituições, mas na estrutura curricular brasileira ela possui papel de destaque: em cursos ligados às ciências, normalmente é um trabalho que envolve pesquisa experimental, em cursos de caráter profissional, normalmente envolve: pesquisa bibliográfica e/ou empírica, a execução em si e uma apresentação de um projeto perante uma banca examinadora entre 3 e 5 professores (não necessariamente com Mestrado e/ou Doutorado).

A Banca Examinadora formada para tal propósito não cria nenhuma expectativa de originalidade. Portanto, pode ser uma compilação (e não cópia) de outros ensaios com uma finalidade, um fio condutor,ou algo que forneça um roteiro, uma continuidade.

Professores orientadores recomendam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com