TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL

Por:   •  25/11/2021  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Gerenciamento do Escopo e Qualidade

Turma: ONL021ZA-POPRJRS15T2

Nome: Lucas Simões de Freitas

ROL escolhida: 01

Resenha crítica sobre a reunião On-line

No início da aula são apresentados dois conceitos extremamente importates para o Gerenciamento do Escopo: Gold Plating e Scope Creep. Sendo o Gold Plating refere-se a entregar algo além dos requisitos estabelecidos. Ou seja, o Gold Plating ocorre quando o gestor do projeto delibera que será desenvolvido algo além do que o próprio cliente solicitou, com o pensamento de que esse “supérfluo” fará alguma diferença no resultado final. Já o Scope Creep pode ser descrito como um evento quando o escopo de um projeto cresce de tamanho e complexidade em relação à proposta original, ganhando alterações como implementação de outras funcionalidades que não foram solicitadas pelo cliente no início.

É importante também diferenciar Escopo do Produto e Escopo do Projeto. De forma didática, pode-se afirmar que o escopo do produto é a definição das características e funções de um determinado produto e/ou serviço. Enquanto o escopo do projeto pode ser definido como o trabalho que deve ser realizado para que o produto atinja suas características e funções.

Também foram apresentados os conceitos básicos de escopo nas abordagens para Ciclo de Vida do Projeto, nos quais fica evidente que na abordagem preditiva o escopo é bem definido e delimitado, de modo que o custo e tempo são estimados em função da delimitação do escopo. Ao passo que na abordagem adaptativa, ou ágil, o custo e tempo são fixos e o escopo é adequado conforme as funções estabelecidas pelo cliente.

Uma das melhores definições de Qualidade é: conformidade em atender aos requisitos estabelecidos. Ou seja, é atender ao que foi pedido nas especificações do produto/serviço. De forma que esse atendimento possa ser medido, controlado e/ou verificado.

Outro aspecto importante da Qualidade é acompanhar a forma como o projeto está sendo conduzido, ou seja, como são os processos do projeto. Pois, conforme mencionado na aula, mesmo que o produto/serviço final do projeto seja entregue conforme os requisitos estabelecidos, podem ter existido grandes erros ao longo do projeto que causaram muito retrabalhos e, consequentemente, desperdício de tempo e/ou recursos. Portanto, a Qualidade também é responsável por evitar erros nos processos.

A Trilogia da Perfeição da Qualidade apresenta três pilares muito importantes para o sucesso do projeto:

  • Eficiência: Fazer certo as coisas e usar bem os recursos disponíveis
  • Eficácia: Fazer as coisas certas, sem inventar algo que não foi pedido, e focar no objetivo
  • Produtividade: Fazer mais coisas em menos tempo

Foram apresentadas algumas ferramentas para serem aplicadas na Qualidade do Projeto. Entre essas ferramentas, duas são muito interessantes e úteis para alinhar e balizar as informações do projeto com todos os stakeholders: 3M’s (mura, muri e muda) e 5W2H (o que, onde, por que, onde, quem, como e quanto).

A ferramenta 3M’s identifica irregularidades, erros e incoscistências (mura), sobrecarga (muri) e desperdícios (muda).  

A abordagem sobre os custos envolvidos na Qualidade de um produto/serviço não podem ser relacionados apenas aos custos necessários durante o projeto para evitar falhas e custos durante e após o projeto devido a falhas. Portanto, deve-se considerar os custos de prevenção, custos de avaliação, custos de falhas internas e custos de falhas externas.

O gráfico que relaciona o percentual de produtos conformes com custos de qualidade apresenta de forma simples e direta que para chegar até a “perfeição”, os custos tendem ao infinito. Ou seja, deve-se buscar o ponto de equilíbrio entre os custos com qualidade e as conformidades esperadas.

A apresentação da relação entre os processos de gerenciamento do escopo estabelecidos no PMBOK® e as ações práticas é muito interessante. Pois, deixa claro onde se deve pesquisar e buscar a formalização das atividades que são comuns e necessárias para o escopo de todo projeto. Da mesma forma também foram apresentados os processos de gerenciamento da qualidade no PMBOK®.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (800.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com