TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PSICOLOGIA VYGOTSKY

Por:   •  14/12/2016  •  Seminário  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE PSICOLOGIA

VYGOTSKY

Acadêmica: Carla Andreia Bolner Lopes

Pedagogia 2° Semestre

UNEMAT

VIGOTSKY

  1. Descreva sobre a história de Vygotsky:

Segundo Vygotsky, o que diferencia o homem do resto dos animais são as formas de comportamento nas relações sociais que o homem mantém. Vygotsky não via o homem como um ser passivo, entendia o homem como um ser ativo, que age sobre o mundo sempre em relações sócias e transforma essas ações.
Vygotsky nasceu em 1896, na Bielorússia, faleceu aos 37 anos, foi um teórico que construiu propostas inovadoras, teve suas obras suspensas e foi ignorado no Ocidente, somente na atualidade seu trabalho vem sendo estudado e valorizado.

  1. O que é aspecto instrumental?

Refere-se aos estímulos apresentados que respondemos, alternamos e usamos suas modificações como um instrumento de nosso comportamento.

  1. O que é aspecto cultural?

São os meios que a sociedade organiza as tarefas que a a criança enfrenta e os tipos de instrumento, tanto mentais como físicos de que a criança pequena dispõe para dominar as tarefas como a linguagem.

  1. O que é aspecto histórico?

Os instrumentos que o homem usa para dominar seu ambiente e seu próprio comportamento foram criados e modificados ao longo da história social da civilização.

  1. Como ocorre o processo de internalização e qual sua importância para o desenvolvimento em Vygotsky?

As funções psicológicas emergem e se consolidam no plano da ação entre pessoas. As funções psicológicas transformam-se para constituir o funcionamento interno, que é diferente do plano externo, pois acontecem modificações durante esse processo. O processo de internalização age como mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas complexas.

  1. Para Vygotsky como é compreendida a subjetividade? Explique.

“Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele 'instala' a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.” ( internet)

Para Vygotsky as crianças, desde o nascimento, estão em constante interação com os adultos. A medida que a criança cresce, os processos acabam por ser executados dentro das próprias crianças – intrapsíquicos.

  1. O que a Psicologia Sócio- histórica estuda e como se constrói segundo essa teoria o ser humano? (Explicitar todos os principais elementos)

A psicologia sócio histórica estuda o humano como sendo parte do meio em que vive, ou seja que a psicologia não é do ser, e sim uma constante construção, é uma conquista humana a partir da atividade e sua transformação sobre o mundo.

  1. O que são ferramentas e para que elas servem? (De exemplos que NÃO seja do livro)

São instrumentos que servem para transformar os objetos ou meio, Vygotsky diferencia os instrumentos utilizados pelos animais dos instrumentos   pelo homem. Segundo Vygotsky: “diferente dos homens, os animais não produzem instrumentos para uso futuro e também não preservam sua função como conquistas a ser transmitida a outro membro do grupo social.

  1. Segundo essa perspectiva teórica, porque nós seres humanos estamos em constante transformação?

Porque o humano esta constituindo e construindo o mundo a sua volta, somos seres que construímos os instrumentos de satisfação de nossas necessidades, dependendo do momento histórico que vivemos.

  1. Explique trazendo elementos importantes o que significa condição humana e o que isso tem a ver com as questões históricas e sociais?

Condição humana se caracteriza pelo fato de os seres humanos construírem suas formas de satisfação de necessidade e fazerem isso com outros coletivamente. Condição humana se refere a algo que nos caracteriza mas que não nos dá, de imediato nenhuma habilidade ou aptidão, isso nós vamos construindo segundo nossas necessidades dentro do meio em que vivemos.

  1. O que é cultura segundo esta teoria e o que ela pode criar? (Trazer principais e importantes elementos a partir do texto)

Cultura é a melhor expressão ou fotografia do avanço da humanidade. A cultura é a humanização do mundo material, colocamos nossas mão se corpos para transformar o mundo material, e assim conquistamos o espaço e o planeta terra. Além de objetos criamos rituais, crenças ideias ciências, religiões artes.

  1. Gonzalez Rey coloca outra perspectiva mais abrangente sobre o que vem a ser subjetividade – comente, e explique também subjetividade individual e social.

Ele coloca que a subjetividade não é interna nem externa: ela supõe que o interno e o externo deixam de ser dimensões excludentes e se convertem em dimensões constitutivas de uma nova qualidade do ser: o subjetivo.se integram e desintegram de muitas formas no processo de desenvolvimento, ou seja o que externo pode se tornar interno e vice versa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com