TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Vygotsky

Relatório de pesquisa: Psicologia Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO

A criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo o momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação como ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar. Para construir conhecimentos, as concepções infantis combinam-se às informações advindas do meio, na medida em que o conhecimento não é concebido apenas como sendo descoberto espontaneamente pela criança, nem transmitido de forma mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos, mas, como resultado de uma interação, na qual o sujeito é sempre um elemento ativo, que procura ativamente compreender o mundo que o cerca, e que busca resolver as interrogações que esse mundo provoca.

É aquele que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, é que constrói suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo em que organiza seu mundo. Não é um sujeito que espera que alguém que possui um conhecimento o transmita a ele por um ato de bondade.

O que nos torna o humano para Vygotsky, é a capacidade de utilizar instrumentais simbólicos para complementar atividade, que tem base biológica. A convivência em sociedade é essencial para a transformação do homem do ser biológico em ser humano, é através do aprendizado nas relações com os outros que adquirimos desenvolvimento mental.

De acordo com a opinião de Vygotsky, é fundamental ajudar as crianças a brincarem com as outras, esta pratica pedagoga pode até mesmo ensinar as crianças a brincar. Para Vygotsky, é através da interação entre os sujeitos que se constrói o conhecimento, pra ele a organização do ambiente, os sujeitos, os objetos, o mundo cultural, ou seja, o mundo que rodeia o individuo, representa o astro social, o sujeito se torna ativo e também interativo. Na área da educação Vygotsky contribuiu muito, ele trouxe reflexões sobre o processo de transformação das características psicológicas tipicamente humanas.

Vygotsky acredita que a escola é o lugar, onde as pessoas podem dialogar duvidar, discutir, compartilhar saberes, transformações e criatividade. Para ele o trabalho do educador no desenvolvimento do aluno é importante, pois ele pode ser mediador no desenvolvimento proximal, é importante que o educador saiba qual a sua atuação na função da educação e levar o aluno adiante, pois assim estará contribuindo no seu desenvolvimento mental.

“O processo de ensino-aprendizagem incluir sempre aquele que aprende aquele que ensina e a relação entre essas pessoas”. (Lev Vygotsky).

Vygotsky construiu sua teoria tendo base o desenvolvimento do individuo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo esta teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimento pela interação do sujeito com o meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com