TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE SOLDAGEM

Artigo: TRABALHO DE SOLDAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

1.1 IMPORTÂNCIA DA SOLDAGEM

A soldagem é um dos mais importantes e versáteis meios de fabricação disponíveis na indús-tria. A soldagem é usada para unir centenas de diferentes ligas comerciais em muitas diferen-tes formas. Aços carbono, ligados e aços inoxidáveis, bem como numerosas ligas não ferrosas tais como o alumínio, níquel e cobre, e metais como o titânio, nióbio, molibdênio e zircônio são extensivamente soldados. Muitos metais resistentes às altas temperaturas e superligados são transformados em componentes úteis pela soldagem. Metais numa larga faixa de espessura, desde poucos milímetros até materiais espessos são soldados. Realmente, muitos produtos não podem ser fabricados sem a utilização da soldagem, como por exemplo, produtos da usina nuclear, vasos de pressão e equipamentos da indústria química, etc..

A soldagem é de grande importância econômica devido ser uma das ferramentas disponíveis mais importantes para o engenheiro em seu esforço para reduzir custos de produção e fabrica-ção. A maior liberdade de projeto também é possível pelo uso da soldagem; o que é uma grande vantagem deste processo de fabricação

1.2 ENGENHEIRO DE SOLDAGEM

O engenheiro de soldagem pode ser considerado em quatros campos da engenharia, a saber:

1. O projeto de máquinas, estruturas e equipamentos;

2. As propriedades dos materiais disponíveis;

3. Os processos, procedimentos e equipamentos da indústria de soldagem;

4. Inspeção para manter a qualidade e sanidade das juntas soldadas até um nível definido e apropriado para o serviço.

Ele é chamado para decidir sobre problemas pertinentes a estes campos.

2 CONCEITO DE SOLDAGEM

A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas.

Outro conceito muito utilizado: é a operação que visa à união de duas ou mais peças, assegu-rando na junta, a continuidade das propriedades físicas e químicas do material. Existe um grande número de processos de soldagem diferentes, sendo necessária a seleção do processo adequado para uma dada aplicação.

Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão.

O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxili-ada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à conhecida como processo de sol-dagem por pressão ou processo de soldagem no estado sólido.

Usualmente costuma-se definir soldagem como "processo de união de metais por fusão", entretanto deve-se ressaltar que não apenas os metais são soldáveis e que é possí-vel se soldar sem fusão. Para efeito de nosso estudo, vamos utilizar duas definições de solda-gem propostas na literatura:

- "Operação que visa obter a união de duas ou mais peças, assegurando na junta a continuida-de das propriedades físicas e químicas".

2.1 VANTAGENS

• Juntas de integridade e eficiência elevadas;

• Grande variedade de processos;

• Aplicável a diversos materiais;

• Operação manual ou automática;

• Podem ser altamente portátil;

• Juntas podem ser isentas de vazamentos;

• Custo, em geral, razoável;

• Junta não apresenta problemas de perda de aperto.

2.2 DESVANTAGENS

• Não pode ser desmontada;

• Pode afetar microestrutura e propriedades das partes;

• Pode causar distorções e tensões residuais;

• Requer considerável habilidade do operador;

• Pode exigir operações auxiliares de elevado custo e duração;

• Estrutura resultante é monolítica e pode ser sensível a falha total.

3 TIPOS DE PROCESSOS DE SOLDAGEM

Os diferentes processos de soldagem podem ser agrupados em dois grandes grupos baseando-se no método dominante de produzir a solda, isto é, processos de soldagem por pressão e pro-cessos de soldagem por fusão.

A seguir será descritos os principais processos de soldagem.

• Soldagem por resistência: A soldagem por resistência é um dos métodos mais utiliza-dos para unir metais, pois serve para variadas espessuras, formas e tipo de material, além de que o equipamento, com pequenas modificações, pode ser adaptado para soldar várias peças diferentes. Utiliza-se a soldagem por resistência nas indústrias de automóvel, de eletroeletrô-nicos, na fabricação de eletrodomésticos, de tubulações, de equipamento ferroviário e esporti-vo, entre outras.

• Soldagem oxicombustível: O processo de soldagem oxibombustível é um dos mais antigos processos de fusão. A soldagem se dá pela fusão e um ou mais metais de base, com ou sem material de adição, que são aplicados na junta a ser soldada por meio de uma chama pro-veniente da queima de uma mistura de gases. Esses gases passam por um dispositivo cuja fusão é dosá-los na proporção exata para a combustão. O dispositivo, chamado maçarico, deve ainda possibilitar que se produzam diferentes tipos de misturas necessárias para obter tipos de chama de acordo com os diferentes tipos de materiais.

• Soldagem plasma: Processo de soldagem por arco plasma é aquele em que a fusão dos metais é provocada por um arco elétrico constritor, estabelecido entre um eletrodo de tungstê-nio e a peça de trabalho; esse arco está envolvido por uma atmosfera protetora proporcionada por dois fluxos de gases.

• Soldagem por eletroescória: A soldagem por eletroescória é um processo por fusão em que o calor gerado por efeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com