TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ZOOTECNIA

Ensaios: TRABALHO DE ZOOTECNIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  7.025 Palavras (29 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 29

RAÇAS DE CAVALOS

Cavalo Andaluz

O Andaluz é uma das mais antigas raças de cavalo, descendente do cavalo Espanhol, e figura entre os mais influentes ao longo da história. A raça Andaluz deu origem a maioria das raças modernas, como o Puro Sangue. Embora não esteja entre os cavalos mais velozes, o Andaluz é atlético, ágil, forte e resistente; é uma raça nobre e dócil, com temperamento vivo, originária da região da Andaluzia na Espanha e do Alentejo em Portugal.

Originou-se do cruzamento de éguas autóctones do tipo germânico, introduzidas pelos homens, com cavalos orientais trazidos pelos mouros (cavalo africano) constituindo o “Puro Sangue da Idade Média”, que se destacou pela cadência, ligeireza e garbo do seu andar (andamento trotado hereditário).

Características:

Peso: O peso vai de 400 á 450 Kg.

Estatura: A estatura oscila entre 148 á 156 cm, sendo desejados 156 cm para o garanhão e 150 para a égua.

Perímetro Torácico: De 183 cm no macho e 177 na fêmea em média.

Pelagem: São escuras as cores predominantes da raça, na ordem decrescente: a castanha, a tordilha rodada, a negra, e mais raramente a alazã. A pele é fina e mórbida, os pelos finos e as crinas finas, sedosas, abundantes e onduladas.

A raça Andaluz é um cavalo de grande presença. Embora não seja muito veloz, é ágil e atlético. Tem uma cabeça de extraordinária nobreza, o perfil característico, dito de falcão, crina e cauda longa, luxuriantes e com frequência aneladas.

Influências: Berbere – responsável principalmente pelo ardor, bravura, robustez e grande agilidade. Sorraia – fundamento primitivo da raça deu-lhe força e notável resistência.

Pode ser usado: Em selas, touradas, adestramento e shows.

Cavalo Anglo-Árabe

O Anglo-Árabe é uma raça resultante do cruzamento entre o cavalo Árabe e o Puro Sangue Inglês (PSI). Originalmente criada e aperfeiçoada na França, a raça é hoje utilizada no mundo todo principalmente no plano esportivo. Os primeiros exemplares da raça anglo-árabe foram registrados no Brasil, nos anos 70 e tem se destacado desde então no hipismo e no concurso completo de equitação.

Por meio de cruzamento simples do Inglês com o Árabe, cruzamento alternativo dessas raças e ainda mestiçagem entre os Anglo-Árabes. A região de criação está localizada no Sul da França, desde o Girondet até o Toulouse, passando por Pau e Tarbes. Vários países da Europa, da América e mesmo o Japão, importaram esta raça.

Características:

Peso: De 450 Kg.

Estatura: De 152 à 160 cm.

Pelagem: As pelagens mais comuns sãs a castanha e a alazã e mais raramente a tordilha. A pele é fina e as crinas escassas.

Na aparência o Anglo-Árabe tende mais para o PSI. Sua fronte é reta ( e não côncava como o Árabe), sua estatura elevada. Os ombros são inclinados e fortes, as patas longas e bem formadas com ossatura e cascos de boa qualidade, bons pulmões e excelente coração. São versáteis cavalos de sela, prestando-se para corridas em hipismo.

Influências: Thoroughbred – colaborou com o tamanho, decisão, galope e potencial competitivo. Árabe – solidez, vigor, resistência e temperamento calmo.

Pode ser usado em: Sela, esportes hípicos.

Cavalo Árabe

As origens do Árabe puro-sangue não são de todo conhecidas e por isso, é um assunto que origina muitos debates. Mas uma coisa é certa em todas as teorias da sua evolução: esta raça é muito antiga, provém do Oriente e foi criada em zonas desérticas ou semidesérticas.

Os cavalos Árabes são os pais de todas as raças, e o sangue dos seus gloriosos antepassados corre nas veias de quase todas as raças de cavalos modernos. O Árabe de puro-sangue foi utilizado durante os tempos para melhorar e afinar bastantes raças. A raça de cavalo Árabe encontra-se na Arábia, Pérsia, Turquia Asiática, Síria, Mesopotâmia, Egito, África do Norte, Índia, China.

Características:

Peso: De 360 à 460 Kg.

Estatura: De 140 à 160cm.

Pelagem: Predominam os castanhos, seguidos dos tordilhos com suas variedades, as várias tonalidades de alazão e raramente um branco ou preto puro, seu pelo é sedoso.

É o mais harmonioso dos cavalos, a sua silhueta é inconfundível. A sua aparência geral exala força e vitalidade. Ao contrario das outras raças que possuem dezoito costelas, seis vértebras lombares e dezoito vértebras na cauda, o Árabe tem respectivamente: dezessete costelas, cinco vértebras lombares e dezesseis vértebras na cauda.

Pode ser usado em: Sela, corridas, saltos de obstáculos, lida do gado, lazer e circo.

Cavalo Appaloosa

Foi na América do Norte onde este cavalo foi concebido, pelos próprios índios. A tribo indígena vivia no Vale do Rio Palouse, daí o nome deste magnífico cavalo. A raça Appaloosa é muito antiga, aperfeiçoada na América do Norte durante a segunda guerra, metade do Século XX.

Considerado exótica, a raça Appaloosa se distingue principalmente por sua característica coloração na pelagem o cavalo, que pode apresentar-se manchada ou pintada, principalmente nas ancas.

Características:

Peso: Variável de 400 á 500Kg no adulto.

Estatura: De 142 à 162 cm.

Pelagem: As cores oficiais para a pelagem da raça são: blanket (cobertor), marble (mármore), leopard (leopardo), snowflake (floco de neve) e frost (geada).

A Appaloosa moderna é reprodutor, mas também é animal de competição (corridas e salto) pela consistência, vigor e boa índole.

Influências: Espanhol – acrescentou força, resistência, adaptabilidade e a pelagem mosqueada.

Pode ser usado em: Sela.

Cavalo Bérbere

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com